Acordo Brasil-Arábia Saudita, dividendos da Klabin (KLBN11), crise nos Fiagros e mais: veja 5 temas no Agro Times
A primeira semana do mês de agosto contou com diversos temas relevantes para o setor do agro brasileiro, com os investidores atentos ao início da temporada de resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23).
Dessa forma, separamos os 5 principais assuntos do Agro Times que você pode ter perdido.
- Banco Central cedeu: Saiba onde você deve investir para aproveitar a Selic a 13,25% no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Confira os principais temas que foram destaques no Agro Times:
A alta das commodities agrícolas no mercado internacional, em função principalmente do clima mais seco nos Estados Unidos e do avanço do conflito no Mar Negro resultou em um cenário de preocupação para os Fundos de Investimento do Agronegócio, os chamados fiagros.
Assim, há uma semana, o impasse em torno do fundo imobiliário BTG Pactual Terras Agrícolas (BRTA11) e a inadimplência do Grupo Bergamasco ganhou destaque após a empresa suspender os pagamentos alegando que o acordo se tornou impagável.
Entre os dias 9 e 14 agosto, acontece a divulgação dos resultados referentes ao segundo trimestre de 2023 (2T23) dos quatro frigoríficos listados na B3.
Dessa maneira, aproveitando o momento, o Itaú BBA divulgou um relatório com projeções para as companhias no período.
Além disso, conheça as as ações do agro para apostar em mês de resultados do 2T23
Top 3
? 3º lugar –AgroGalaxy (AGXY3): CFO renuncia ao cargo a duas semanas dos resultados do 2T23
Em fato relevante publicado ao mercado na Comissão de Valores Imobiliários (CVM), a AgroGalaxy (AGXY3) comunicou a renúncia de Maurício Puliti ao cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores (CFO) da empresa.
Vale lembrar que os resultados da companhia referentes ao segundo trimestre de 2023 (2T23) estão marcados para o próximo dia 14 de agosto, em duas semanas.
? 2º lugar –Klabin (KLBN11) pagará bolada em dividendos; veja o valor
O conselho de administração da Klabin (KLBN11) aprovou o pagamento de R$ 269 milhões em dividendos.
As ações passarão a ser negociadas ex-dividendos a partir de 7 de agosto de 2023.
? 1º lugar – Brasil e Arábia Saudita firmam parceria bilionária para fortalecer agronegócio brasileiro; o que muda?
Durante encontro, os ministros da agricultura do Brasil e Arábia Saudita ressaltaram os aspectos de complementaridade entre Brasil e Arábia Saudita para a formação de um grupo de trabalho visando parceria conjunta no setor agropecuário e de insumos agrícolas.
O ministro saudita informou que sua pasta irá atuar no sentido de pavimentar o caminho para que a Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário (SALIC) e empresas do setor privado do país ingressem na iniciativa.
Vale lembrar que a Salic adquiriu, junto da Marfrig (MRFG3), 500 milhões de ações da BRF (BRFS3), em uma oferta que movimentou R$ 5,4 bilhões.