Ações seguem baratas, mas analistas revisarão lucros para baixo, diz XP
A XP Investimentos disse que as ações brasileiras seguem baratas – com o índice P/L (preço sobre lucro) do Ibovespa a 8,1x contra média histórica de 11x. A corretora reiterou o preço-alvo para o principal índice da Bolsa a 133 mil pontos ao final deste ano.
No entanto, os analistas Fernando Ferreira e Jennie Lee, que assinam o relatório da XP, esperam por revisões para baixo das projeções de lucro das empresas, após uma temporada de balanços fraca e depois de as projeções de lucros já terem sido revistas para baixo em 3% desde o pico recente.
A temporada de resultados do 2T23 teve contração de 30% no lucro por ação (LPA) do Ibovespa em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo o cenário de juros e inflação em alta.
Sobe e desce do Ibovespa
A XP destacou que o mercado de ações voltou a ver níveis mais altos de volatilidade em agosto, devido principalmente às taxas de juros mais altas globalmente.
A taxa de juros dos títulos do Tesouro americano de 10 anos aumentou em 20 pontos-base no mês passado, tendo até alcançando o patamar de 4,34% – o maior nível desde 2007. “Como resultado, os ativos de risco globais foram impactados, incluindo o Brasil”, disse.
- PIB surpreende o mercado e traz otimismo para Ibovespa (IBOV); mas uma nova medida provisória acende sinal de alerta para empresas; Entenda o que esperar no Giro do Mercado clicando aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
O Ibovespa caiu 5,1% em moeda local e 8,8% em dólares.
Para os analistas, a recuperação do crescimento da China segue decepcionando. Segundo a XP, o desempenho no ano de uma seleção de ações brasileiras com alta exposição à China é inferior ao do Ibovespa, mas supera o índice quando se olha para o acumulado desde outubro de 2022.
“Em nossa carteira Top 10, reduzimos ainda mais nossa exposição aos preços do minério de ferro, diminuindo o peso de Gerdau (GGBR4) no portfólio”, contou. A corretorou optou também por aumentar a exposição aos papéis da Petrobras (PETR4).