Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ações ordinárias do Banrisul fecham em alta de 3% com notícia de oferta secundária

Investing.com Brasil - 10/09/2019 - 17:41
Ações disparam após anúncio de venda do governo do Rio Grande do Sul (Imagem: Money Times)

Por Investing.com

As ações da Banrisul (BRSR3) subiram nesta terça-feira (10) após o anúncio de uma oferta pública secundária do governo gaúcho, totalizando 96.323.426 ações ordinárias. Considerando este valor, a oferta poderia levantar até R$ 2,31 bilhões.

Com isso, as ações ordinárias fecharam em alta de 3,36%, negociadas a R$ 23,96.

A Coinvalores destaca que o estado detém atualmente 98% do total de ações ordinárias. Ou seja, o governo ficará com pouco mais de 51% das ONs do banco após a oferta e continuará o controlando. Como a oferta é totalmente secundária, os atuais acionistas do banco não serão diluídos e não terão direito a prioridade no follow-on. Em termos de governança, a corretora vê a oferta como positiva, pois teremos mais acionistas com direito a voto, apesar do controle permanecer estatal.

A oferta

De acordo com o fato relevante divulgado de madrugada, a oferta consistirá na distribuição pública secundária das ações, com esforços restritos de colocação, a ser realizada no mercado local, sob a coordenação do Bank of America Merrill Lynch Banco Múltiplo, do Itaú BBA e do Banco J.P. Morgan.

Simultaneamente, no âmbito da oferta, serão realizados esforços de colocação das ações no exterior pelo BofA Securities, pelo Itau BBA USA Securities e pelo J.P. Morgan Securities LLC, nos Estados Unidos, exclusivamente para investidores institucionais qualificados residentes e domiciliados no país e também nos demais países.

O Banrisul informa ainda que não será admitida a distribuição parcial das Ações no âmbito da Oferta. Caso não exista demanda para aquisição da totalidade das Ações por parte dos Investidores Profissionais, até a data da conclusão do Procedimento de Bookbuilding, nos termos do Contrato de Colocação, a Oferta será cancelada.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O preço por ação será fixado após a conclusão do procedimento de coleta de intenções de investimento, que será realizado junto a investidores profissionais, tendo como parâmetros: a cotação das ações ordinárias de emissão do Banrisul na B3; e as indicações de interesse em função da qualidade e quantidade da demanda.

Última atualização por Renan Dantas - 10/09/2019 - 17:56