Ações europeias sobem por alívio com Evergrande e antes de Fed
As ações europeias subiram nesta quarta-feira, depois de a endividada incorporadora China Evergrande informar que faria alguns pagamentos de juros, enquanto investidores aguardavam comentários do banco central norte-americano sobre um cronograma para redução de estímulos.
As ações da Evergrande listadas em Frankfurt saltaram 41,0%, após atingirem mínimas em vários anos na sessão anterior.
A incorporadora disse que faria um pagamento de cupom de seus títulos domésticos, oferecendo alívio a investidores preocupados com inadimplência de pagamentos após problemas financeiros.
“Foi outra sessão positiva para as ações europeias, à medida que as preocupações com a queda da Evergrande continuam diminuindo após o acordo desta manhã sobre alguns de seus cupons de títulos domésticos”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets.
“Apesar dessa pequena ruga, os mercados parecem estar trabalhando com a ideia de que o problema foi contido. Esperemos que eles estejam certos.”
O índice de viagens e lazer na Europa subiu 2,5%, para uma máxima em 14 semanas.
A empresa britânica de apostas e jogos esportivos online Entain saltou 5,1%, ao revelar uma proposta de aquisição de 22,4 bilhões de dólares da rival DraftKings, com sede em Boston.
O índice europeu STOXX 600 subiu 1,0%, estendendo a recuperação de terça-feira, após sua pior sessão em dois meses, com ações vinculadas a commodities e bancos liderando os ganhos.
Enquanto isso, o Federal Reserve conclui sua reunião de política monetária de dois dias nesta quarta, com investidores esperando que o banco central norte-americano abra caminho para cortes em suas compras mensais de ativos ao fim deste ano e atualize suas projeções de inflação e crescimento.
Em Londres, o índice Financial Times avançou 1,47%, a 7.083,37 pontos.
Em Frankfurt, o índice Dax subiu 1,03%, a 15.506,74 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,29%, a 6.637,00 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,44%, a 25.717,46 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,60%, a 8.808,40 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 2,22%, a 5.388,03 pontos.