Ações europeias ficam estáveis em meio a temores sobre teto da dívida dos EUA
As ações europeias ficaram estáveis nesta segunda-feira, enquanto os investidores aguardam o resultado das discussões sobre o teto da dívida dos Estados Unidos enquanto avaliam as perspectivas da política monetária nos EUA e na Europa, com a britânica Dechra Pharmaceuticals em queda após um alerta sobre o lucro.
O índice pan-europeu STOXX 600 ficou praticamente inalterado, depois de atingir uma máxima de mais de um ano na sexta-feira.
O índice alemão de blue chips DAX caiu 0,3% depois de atingir uma máxima histórica na sessão anterior.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder republicano Kevin McCarthy devem se reunir nesta segunda-feira para discutir o aumento do teto da dívida do governo federal, apenas dez dias antes de o país enfrentar um calote sem precedentes.
Enquanto isso, a autoridade do BCE François Villeroy de Galhau observou que os aumentos dos juros pelo Banco Central Europeu devem atingir o pico no segundo trimestre, mas a questão é por quanto tempo os juros permanecerão elevados, e não o nível exato.
Por outro lado, o economista-chefe do BCE, Philip Lane, sinalizou que a política do banco central tem sido eficaz e os investidores pareciam continuar confiantes na capacidade do banco de trazer a inflação de volta à meta de 2%.
Na frente dos dados, a confiança do consumidor da zona do euro aumentou 0,1 ponto percentual em maio em relação ao mês anterior.
Entre as ações individuais, a Dechra Pharmaceuticals despencou 13% para o fundo do STOXX 600 com expectativas de que seu lucro anual ficará abaixo de sua previsão anterior, em meio a um ambiente volátil e redução contínua de estoques por seus atacadistas.
Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,18%, a 7.770,99 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,32%, a 16.223,99 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,18%, a 7.478,16 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,76%, a 27.310,70 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,58%, a 9.305,00 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,80%, a 5.994,82 pontos.