Ações europeias fecham em alta com dados positivos e esperanças sobre reabertura econômica
Os mercados de ações da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, depois que a Comissão Europeia delineou planos para afrouxar restrições ao turismo decorrentes da Covid-19, enquanto fortes dados fabris e de vendas no varejo e uma robusta temporada de balanço corporativos aumentaram o otimismo.
O índice de ações da zona do euro, que consiste em mercados da Europa continental, terminou com ganho de 0,6%, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 subiu também 0,6%.
Os papéis do setor de viagens e lazer avançaram 0,2%, depois de a Comissão Europeia recomendar permissão de entrada no bloco a viajantes estrangeiros de mais países, na esperança de impulsionar a indústria do turismo no verão local.
Mas os ganhos no segmento foram limitados por um feriado nos mercados do Reino Unido, visto que as ações britânicas representam a maior parte dos componentes do índice setorial.
O feriado do Reino Unido também manteve reduzidos os volumes de negociação nos mercados europeus.
Ainda assim, as bolsas na Itália, Alemanha e Espanha marcaram fortes ganhos, depois que uma pesquisa mostrou que o crescimento da atividade fabril na zona do euro atingiu um recorde no mês passado, enquanto as vendas no varejo alemão registraram em março seu maior aumento anual desde o início da pandemia de Covid-19.
“As infecções por Covid-19 estão se estabilizando na Alemanha e na Holanda, estão em tendência de baixa na França e na Itália e parecem estar sob controle na Espanha”, escreveram analistas da BCA Research em nota.
“Enquanto isso, as vacinações estão ganhando ritmo em toda a zona do euro. Isso permitirá às autoridades aliviar as restrições e acelerar a atividade econômica.”
Da safra de resultados corporativos, a empresa alemã de tecnologia de saúde Siemens Healthineers subiu 2%, depois de aumentar suas vendas e previsões de lucro para o ano cheio.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,66%, a 15.236,47 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,61%, a 6.307,90 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,15%, a 24.419,97 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,89%, a 8.893,70 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,59%, a 5.131,21 pontos.