Ações europeias cravam novos recordes com setor automotivo após balanço da Daimler
As ações europeias terminaram em máxima recorde nesta sexta-feira, completando sua sétima semana consecutiva de ganhos, depois que fortes dados dos Estados Unidos e da China estimularam otimismo sobre uma rápida recuperação global, enquanto o balanço otimista da alemã Daimler impulsionou ações de montadoras.
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,8%. O mercado alemão fechou em máxima histórica e o londrino encerrou no maior patamar em mais de um ano.
As ações globais atingiram níveis recordes depois que dados mostraram que a recuperação econômica da China acelerou fortemente no primeiro trimestre e as vendas no varejo dos EUA tiveram em março a maior alta em dez meses.
“As boas notícias continuam a fluir tanto na frente corporativa quanto na econômica, após um ótimo início de temporada de balanços pelos bancos nos últimos dias. Agora o foco se torna mais amplo, abrangendo uma gama mais ampla de setores”, disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da IG.
As ações da fabricante alemã de carros e caminhões Daimler subiram 2,7%, já que os preços mais altos dos veículos e a forte demanda na China ajudaram a empresa a divulgar um aumento maior que o esperado no lucro operacional trimestral.
O índice de automóveis e peças ganhou 2,1%, liderando os ganhos entre os setores europeus. Dados mostraram que os registros de carros novos aumentaram 87,3% em março na União Europeia (UE).
Na próxima semana, as atenções estarão voltadas para a reunião do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira.
“O BCE analisará quaisquer aumentos temporários na inflação e não aceitará quaisquer aumentos nos rendimentos dos títulos, a menos que sejam o resultado de melhores perspectivas de crescimento”, disse o ING em nota.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,52%, a 7.019,53 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,34%, a 15.459,75 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,85%, a 6.287,07 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,88%, a 24.744,38 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,49%, a 8.613,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,57%, a 5.016,48 pontos.