Ações ‘escondidas’ disparam em maio; ainda dá para aproveitar rali
O índice Small Cap (SMLL) avançou 13,5% em maio contra 3,7% do Ibovespa (IBOV), em um reflexo da queda dos juros futuros na ponta mais longa, enquanto há uma perspectiva negativa sobre as commodities – que têm um grande peso sobre o principal índice da Bolsa brasileira.
Nos últimos trimestres até o início do ano, os investidores derem preferência para empresas maiores, mais liquidas, mais consolidadas em seus negócios, em função do baixo crescimento econômico e juros elevados.
No entanto, em maio todos os papéis que compõem a carteira teórica do SMLL subiram, com a liderança de C&A (CEAB3), que avançou 65%, seguido por Azul (AZUL4), que subiu 54%. Na sequência, aparecem os papéis de Log (LOGG3), SBF (SBFG3) e Via (VIIA3).
-
- ESTREIA NO MONEY TIMES!
GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É AMANHÃ!
- ESTREIA NO MONEY TIMES!
Espaço para subir
O analista Mateus Haag, da Guide Investimentos, avaliou que o SMLL deve continuar a superar o Ibovespa no próximo mês em função da queda dos juros e de ações que caíram mais do que os fundamentos indicam como justo.
O índice Small Cap ainda acumula queda de mais de 30% desde a máxima de julho de 2021, sublinhou o analista. “O bom desempenho de maio é apenas o início de uma tendência que deve perdurar por alguns trimestres”, opinou.
Haag disse ver mais beneficiados os papéis de empresas arriscadas e citou como bons exemplos as ações de Ecorodovias (ECOR3), Yduqs (YDUQ3), Marfrig (MRFG3), Randon (RAPT4), Movida, (MOVI3) e Vamos (VAMO3).
Do outro lado, a Guide está com “exposição bem reduzida” aos papéis de Prio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3), CSN Mineração (CMIN3) e Gerdau (GGBR4). “Essas ações não vêm performando bem principalmente por causa da queda do preço das commodities”, disse o analista da casa.
Algumas corretoras também já atualizaram as recomendações para a carteira de small caps em junho e destacaram a perspectiva de melhora para as companhias. A Ágora Investimentos, por exemplo, recomenda Iochpe-Maxion (MYPK3), Alupar (ALUP11), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Grupo Mateus (GMAT3) e Simpar (SIMH3).