Comprar ou vender?

Ações ‘escondidas’ disparam em maio; ainda dá para aproveitar rali

01 jun 2023, 6:30 - atualizado em 31 maio 2023, 20:07
Lançamento de foguete, investimentos, alta, rendimento
Guide está com “exposição bem reduzida” aos papéis de commodities. (Imagem: Pixabay/ Wikilmages)

O índice Small Cap (SMLL) avançou 13,5% em maio contra 3,7% do Ibovespa (IBOV), em um reflexo da queda dos juros futuros na ponta mais longa, enquanto há uma perspectiva negativa sobre as commodities – que têm um grande peso sobre o principal índice da Bolsa brasileira.

Nos últimos trimestres até o início do ano, os investidores derem preferência para empresas maiores, mais liquidas, mais consolidadas em seus negócios, em função do baixo crescimento econômico e juros elevados.

No entanto, em maio todos os papéis que compõem a carteira teórica do SMLL subiram, com a liderança de C&A (CEAB3), que avançou 65%, seguido por Azul (AZUL4), que subiu 54%. Na sequência, aparecem os papéis de Log (LOGG3), SBF (SBFG3) e Via (VIIA3).

    • ESTREIA NO MONEY TIMES!
      GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É AMANHÃ!

Espaço para subir

O analista Mateus Haag, da Guide Investimentos, avaliou que o SMLL deve continuar a superar o Ibovespa no próximo mês em função da queda dos juros e de ações que caíram mais do que os fundamentos indicam como justo.

O índice Small Cap ainda acumula queda de mais de 30% desde a máxima de julho de 2021, sublinhou o analista. “O bom desempenho de maio é apenas o início de uma tendência que deve perdurar por alguns trimestres”, opinou.

Haag disse ver mais beneficiados os papéis de empresas arriscadas e citou como bons exemplos as ações de Ecorodovias (ECOR3), Yduqs (YDUQ3), Marfrig (MRFG3), Randon (RAPT4), Movida, (MOVI3) e Vamos (VAMO3).

Do outro lado, a Guide está com “exposição bem reduzida” aos papéis de Prio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3), CSN Mineração (CMIN3) e Gerdau (GGBR4). “Essas ações não vêm performando bem principalmente por causa da queda do preço das commodities”, disse o analista da casa.

Algumas corretoras também já atualizaram as recomendações para a carteira de small caps em junho e destacaram a perspectiva de melhora para as companhias. A Ágora Investimentos, por exemplo, recomenda Iochpe-Maxion (MYPK3), Alupar (ALUP11), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Grupo Mateus (GMAT3) e Simpar (SIMH3).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar