Coluna Giro do Mercado

Ações, dividendos, fundos imobiliários e BDRs: As melhores oportunidades de investimentos para outubro

07 out 2023, 9:00 - atualizado em 07 out 2023, 13:43

E chegou o último trimestre do ano. Rápido para alguns, devagar para outros… Mas o fato é que os momentos de estresse têm mostrado as caras muito mais do que o mercado financeiro gostaria.

Vindo de dois meses ruins, o Ibovespa ainda sofre com a falta de gatilhos que possam levá-lo para além dos 115 mil pontos. Nem o tão esperado ciclo de queda de juros aliviou a situação dos ativos de risco.

Se no Brasil a recuperação anda um pouco mais lenta do que o esperado, lá fora a situação está bem mais complicada. A alta dos juros norte-americanos foi o principal tema de setembro e se estendeu para outubro.

Tanto a taxa básica de juros, que segue firme na luta contra a inflação, quanto os juros das treasuries americanas causam um efeito dominó pelo mundo, já que normalmente o que acontece nos Estados Unidos é seguido pelo resto do mundo.

Para se ter uma ideia, após o rendimento das treasuries (títulos públicos norte-americanos) com vencimento de dez anos bater o recorde desde agosto de 2007 na última terça-feira (03), a 4,7589%, o rendimento do T-bond de 30 anos subiu acima de 5%, a 5,00410%, após dados do payroll muito acima do esperado nesta sexta-feira (06).

De qualquer forma, os investidores seguem de olho em todo e qualquer número que possa sinalizar meio copo cheio. E foi justamente o que aconteceu no último dia da semana. Depois do mercado de trabalho norte-americano mostrar a sua força com a maior criação de vagas desde o início do ano, as bolsas fecharam a sexta-feira em alta com melhora do sentimento de risco.

Fique com os melhores momentos do Giro do Mercado.

Boa leitura e excelente fim de semana.
Paula Comassetto
Giro do Mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Olá, Weg (WEGE3): As 10 melhores ações para investir em outubro

Seguindo a tradição, a primeira edição de outubro do Giro do Mercado abordou as melhores oportunidades em ações para investir neste mês.

De acordo com o analista-chefe da Empiricus Research, o estresse dos mercados internacionais foi disseminado para todos os ativos de risco globais em setembro, incluindo a bolsa brasileira.

Para a carteira “10 ideias para outubro”, a casa optou por inserir WEG (WEGE3) devido ao seu desempenho positivo junto com o movimento de alta do dólar e às recentes aquisições feitas pela companhia que tendem a beneficiar o negócio.

Entenda a tese completa de WEG (WEGE3) e ainda tenha acesso ao relatório gratuito para das 10 ações para outubro, é só clicar aqui.

Fundos imobiliários: Investidores precisarão ter estômago em outubro, diz analista

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 teve o seu 6º mês consecutivo no azul, mas não quer dizer que também não tenha sofrido com as incertezas macro.

Segundo Caio, setembro foi um mix de sentimentos, e apesar dos fundos imobiliários focarem no cenário doméstico, nem eles escaparam da incerteza no cenário norte-americano puxada pelo aumento das treasuries.

Para o analista, “a renda variável está no próprio nome, ela varia. E o fundo imobiliário não está fora dessa caixa. […] Tem alguns motivos, na minha visão, para eles terem uma performance mais sólida que as ações, porém o contexto macro tende a prevalecer nesse curto prazo.”

No médio e longo prazo, o analista destaca que as perspectivas da casa seguem favoráveis.

“O que eu recomendo agora é um pouquinho de estômago para os investidores. […] e também ajustes na carteira”.

Confira na entrevista completa qual o melhor fundo imobiliário indicado por Caio para investir em outubro.

Seguradora desbanca Vale (VALE3) e é a indicada para quem quer dividendos (e paz de espírito) em outubro

BB Seguridade (BBSE3) entrou para a carteira das 5 ações para buscar dividendos em outubro da Empiricus Research, desbancando a gigante Vale (VALE3).

Isso porque segundo o analista Ruy Hungria, a ação é considerada contra-cíclica por ser uma companhia de seguros. E isso significa que a economia indo bem ou mal, BB Seguridade tende a ter bons resultados em qualquer cenário.

Por isso, o papel consegue apresentar bons desempenhos na bolsa, mesmo com a maioria das empresas caindo.

Veja a entrevista completa e saiba quais são as outras vacas leiteiras indicadas para outubro.

Amazon (AMZO34) entra para a carteira de BDRS de outubro; Por que investir?

Uma das maiores empresas do mundo, a Amazon (AMZO34), foi incluída na carteira de BDRs da Empiricus Research como uma das apostas para outubro.

Para Enzo Pacheco, analista da casa, a companhia de Jeff Bezos tem um potencial de valorização maior a partir de agora, principalmente no que se refere ao Amazon Web Service (AWS), negócio mais rentável da Amazon e que oferece soluções escaláveis para computação, armazenamento, bancos de dados, análises e muito mais.

Apesar da entrada de AMZO34 na carteira de BDRs, o analista reforça a necessidade de diversificação, inclusive com posição em empresa de petróleo.

Descubra a recomendação e as outras oportunidades em ações gringas para outubro.

Esses foram os destaques da primeira semana de outubro.

Nos vemos na semana que vem.

Até lá!

Jornalista e Apresentadora do Giro do Mercado
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero também é pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Com larga experiência em comunicação e produção de conteúdo, atuou como repórter, produtora e apresentadora, tendo trabalhado para TV Gazeta e RedeTV. Grande curiosa do mercado financeiro, aprende cada dia mais sobre o mundo dos investimentos. Preza pela imparcialidade, tentando sempre passar uma mensagem clara e objetiva. Profissional ágil, criativa e hands-on, com liderança forte no trabalho em equipe e guiada por grandes desafios.
paula.comassetto@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero também é pós-graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Com larga experiência em comunicação e produção de conteúdo, atuou como repórter, produtora e apresentadora, tendo trabalhado para TV Gazeta e RedeTV. Grande curiosa do mercado financeiro, aprende cada dia mais sobre o mundo dos investimentos. Preza pela imparcialidade, tentando sempre passar uma mensagem clara e objetiva. Profissional ágil, criativa e hands-on, com liderança forte no trabalho em equipe e guiada por grandes desafios.