Mercados

Ações de ‘qualidade’ têm preferência em meio à incerteza com novo governo, diz Guide

17 dez 2022, 9:58 - atualizado em 17 dez 2022, 10:04
ações do 'kit lula'
Incerteza sobre as políticas econômicas do próximo governo Lula mantém preferência por ações de ‘qualidade’, como Itaú Unibanco, Arezzo e Multiplan. Confira (Foto: Montagem)

A incerteza sobre as políticas econômicas do próximo governo tem ampliado o prêmio de risco dos ativos brasileiros. Essa tendência deve continuar alta até o primeiro trimestre de 2023.

Com isso, a Guide Investimentos avalia que “ainda é cedo” para aumentar as alocações. “Apesar da queda acentuada em algumas classes de ativos, mantemos a preferência no mercado de ações por ativos de ‘qualidade’”, afirma a equipe de investimentos.

Contudo, uma redução das incertezas só deve ocorrer ao longo do ano que vem, principalmente, após a posse do presidente eleito e também da nomeação completa dos ministros do novo governo.

“Até lá, o mercado deve permanecer volátil”, preveem os analistas da Guide Investimentos Fernando Siqueira, Rodrigo Fraga e Gabriel Garcia.

Ações de ‘qualidade’ têm preferência

Ainda assim, um repique dos mercados domésticos no curto prazo é provável. Afinal, não há nenhum sinal de pânico.

Para a Guide, a queda recente do Ibovespa gera potencial de valorização em diversas empresas com “boas qualidades”. Ou seja, com margens elevadas e baixo endividamento.

Entre os destaques, estão: Itaú Unibanco (ITUB4); Arezzo (ARZZ3), Multiplan (MULT3), Weg (WEGE3) e Cielo (CIEL3).