Ações de fabricantes de chips recuam após previsão pessimista da Intel
Cinco das maiores fabricantes de chips dos Estados Unidos podem perder quase 15 bilhões de dólares em valor de mercado nesta sexta-feira depois que a Intel surpreendeu Wall Street com projeções pessimistas de resultados, alimentando temores sobre uma queda no mercado de computadores pessoais.
A empresa estimou um prejuízo inesperado para o primeiro trimestre e sua previsão de receita ficou 3 bilhões de dólares abaixo das expectativas do mercado, uma vez que também está enfrentando a desaceleração no mercado de centrais de processamento de dados.
Por volta de 11:40, as ações da Intel desabavam 9,89%, com as rivais AMD perdendo 0,77%, Nvidia caindo 0,06%, Applied Materials cedendo 2,51% e Qualcomm recuando 0,54%. O fornecedor da Intel KLA Corp registrava um declínio de 6,56% após sua própria previsão desanimadora.
“Não há palavras para retratar ou explicar o colapso histórico da Intel”, disse Hans Mosesmann, da Rosenblatt Securities, que está entre 21 analistas que cortaram o preço-alvo das ações da companhia.
A perspectiva da Intel destacou os desafios enfrentados pela companhia, que tenta restabelecer seu domínio sobre o setor, expandindo a fabricação por contrato e construindo novas fábricas nos EUA e na Europa.
A companhia vem perdendo participação de mercado constantemente para rivais como a AMD, que usou fabricantes de chips terceirizados, como a TSMC, com sede em Taiwan, para fabricar chips que superam sua tecnologia.
“Os chips Genoa e Bergamo (data center) da AMD têm uma forte vantagem de preço e desempenho em comparação com os processadores Sapphire Rapids da Intel, o que deve impulsionar ainda mais os ganhos de participação da AMD”, disse Matt Wegner, analista da YipitData.
Analistas dizem que isso coloca a Intel em desvantagem mesmo quando o mercado de data centers chega ao fundo do poço, o que é esperado que tenha acontecido no segundo semestre de 2022, já que a empresa teria perdido ainda mais participação.
“Agora está claro o motivo da Intel precisar cortar tanto custo, uma vez que os planos originais da empresa provam ser uma fantasia”, disse a corretora Bernstein. “A magnitude da deterioração é impressionante e traz preocupação potencial para a posição de caixa da empresa ao longo do tempo.”
A Intel, que planeja cortar 3 bilhões de dólares em custos este ano, gerou 7,7 bilhões de dólares em caixa a partir das operações no quarto trimestre e pagou dividendos de 1,5 bilhão de dólares.
Com investimentos estimados em cerca de 20 bilhões de dólares em 2023, analistas dizem que a empresa deve considerar cortar os dividendos.