Ações de empresas brasileiras podem receber bilhões de dólares; entenda
As ações de empresas brasileiras listadas em bolsas estrangeiras podem receber entradas de bilhões de dólares, após o anúncio de que companhias com papéis listados no exterior poderão fazer parte do índice MSCI Brasil.
A MSCI é uma empresa norte-americana que acopla os principais índices de ações em bolsas nos Estados Unidos.
Atualmente, o índice é composto apenas por empresas brasileiras listadas na B3 e, com a nova regra, as empresas brasileiras listadas nos EUA também serão elegíveis para compor o índice, conforme explica a Ativa Investimentos.
Segundo noticiou a Bloomberg, o Morgan Stanley escreveu em nota aos clientes quatro possíveis empresas elegíveis para os índices MSCI Brasil a partir de agosto, sendo elas Nu Holdings da Nubank (NU), StoneCo (STNE), XP Inc. (XPBR31) e PagSeguro (PAGS).
- Petrobras (PETR4) pode distribuir mais dividendos extraordinários? Analista comenta os números apresentados no relatório de produção do 4T23; Assista ao Giro do Mercado abaixo e saiba se vale a pena ter as ações para receber uma fatia:
A decisão é considerada como um divisor de águas para o mercado brasileiro e possibilitará que as empresas desfrutem tanto de acesso ao mercado americano, quanto de fluxos passivos de ativos de referência.
A expectativa é de que a mudança traga um fluxo adicional de US$ 4,7 bilhões para estas companhias.
A Bloomberg ainda aponta que diversas empresas brasileiras escolheram a rota dos EUA para as suas ofertas públicas nos últimos anos, em busca de “surfar” em meio a expectativas de que seriam capazes de atrair investidores com grandes recursos e obter avaliações mais elevadas.
Empresas brasileiras: Ações na bolsa estrangeira
Por volta das 13h20, as ações do Nubank subiam mais de 48%, enquanto a XP Inc caia aproximadamente -5%, mostram gráficos do TradingView.
Na mesma linha do Nubank, as ações da Stone e da PagSeguro subiam 41% e 39%, respectivamente.