Destaques da Bolsa

Ações da Vamos (VAMO3) caem 6% e operam entre as maiores quedas do Ibovespa

03 out 2024, 15:14 - atualizado em 03 out 2024, 15:14
Vamos, VAMO3, Empresas, Mercados, Destaques da Bolsa, Ibovespa, Ações
As ações da Vamos (VAMO3) lideram queda do Ibovespa nesta quinta-feira (3) (Imagem: Vamos/Divulgação)

As ações da Vamos (VAMO3) lideram as quedas do Ibovespa nesta quinta-feira (3), marcando o terceiro dia seguido de baixa, com o mercado avaliando a reorganização estratégica anunciada pela companhia. 

Por volta das 11h45, a ação recuava 9,62%, a R$ 5,45, embora tenha diminuído a queda para 6,80% no início da tarde. 



Mais cedo, a empresa confirmou a contratação do Bradesco BBI para atuar como assessor financeiro do Comitê Independente na Operação de Reorganização Estratégica, no qual resultará na criação de uma nova empresa listada na B3.

No início da semana, a Simpar (SIMH3) comunicou a intenção em se desmembrar da Vamos, a qual ficaria apenas com locação de caminhões, máquinas e equipamentos, e combinar o braço de locação da companhia à Automob, também subsidiária da companhia.

A conclusão total da operação é prevista para dezembro, com início da negociação das ações da nova empresa na bolsa.

O analista Luan Calimério, do BB Investimentos, lembrou que transação se dará em três “atos”:

  • Separação entre Vamos Locação e Vamos Concessionárias: A Vamos Locação emitirá novas ações, proporcionais à Vamos Concessionárias, realizando a segregação de seus negócios;
  • Aquisição da Automob: A Vamos Concessionárias, agora segregada, fará a aquisição de ~35% da Automob via pagamento de R$ 1,0 bilhão à Simpar. O pagamento será financiado por linha de crédito no valor total da operação, sem desembolso de caixa (e consequente aumento da alavancagem) por parte da companhia;
  • Incorporação da Automob: Após aquisição dos ~35%, haverá a fusão das duas companhias, Vamos Concessionárias e Automob, constituindo, assim, a nova companhia, que deverá manter o nome Automob.

Calimério aponta que como consequência, as participações acionárias da nova companhia serão de 64,12% para a Simpar; 21,39% para os minoritários da Vamos Locação; e 14,49% para os minoritários da “antiga” Automob.

Dessa forma, os atuais acionistas da Vamos passarão a deter ações das duas companhias, Vamos Locação e “nova” Automob, ambas listadas.

Veja o comunicado enviado ao mercado nesta manhã