Internacional

Ações da Tesla são “fantasia” e empresa tem pouca chance de sucesso, diz analista

28 ago 2018, 12:22 - atualizado em 28 ago 2018, 12:22

Tesla

De acordo com uma entrevistada concedida à CNBC hoje (28), o chefe de investimentos no The Embark Group, Peter Toogood, disse que a Tesla é uma empresa cujas ações não são reais, e ainda afirma que a empresa tem pouca chance de sucesso na indústria de fabricação de automóveis.

“Nós vivemos no mundo real? A Tesla é só mais uma dessas empresas com ações fantasiosas”, diz Toogood. “A única parte que me dá um pouco de esperança é o setor de direção autônoma. ”

As ações da empresa de Elon Musk sofreram uma queda vertiginosa ontem, após o CEO divulgar que manteria as ações públicas. Isso porque, em 7 de agosto, Musk anunciou que tiraria a empresa da bolsa, sendo que cada ação estava valendo US$ 420.

“Musk está perdendo dinheiro toda vez que vende um carro hoje em dia, e não consegue dar suporte a eles”, afirma o analista. “Pergunte à Noruega: eles não conseguem ter atendimento no carro porque não há uma rede de atendimento. É simplesmente surreal”. O analista mencionou a Noruega porque o país é considerado um bom lugar para veículos elétricos, devido a subsídios propostos com o objetivo de torná-los acessíveis, além da missão de ter apenas carros elétricos até 2025.

A preocupação de Toogood tem fundamento: a Tesla não tem sustentado um modelo de venda ou de atendimento lucrativo, como demonstra uma reportagem da Wired, na qual a empresa afirma que os lucros virão, depois de um trimestre de prejuízo de 717 milhões de dólares.

Elon Musk é o maior investidor da Tesla, e é shareholder de quase um quinto das ações da empresa. Acionistas e analistas de mercado já expressaram preocupações com sua liderança, citando como potenciais problemas a presença exagerada dele no Twitter, o envolvimento em polêmicas e o desprezo pela imprensa.

 

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.