BusinessTimes

Ações da Saudi Aramco voltam a subir e empresa atinge US$ 2 trilhões em valor de mercado

12 dez 2019, 11:26 - atualizado em 12 dez 2019, 11:27
Saudi Aramco Empresas Setor Petrolífero
Os papéis estrearam com salto de 10% na quarta-feira, o que foi comemorado pelo governo saudita e pela imprensa local (Imagem: Facebook da Saudi Aramco)

A petroleira Saudi Aramco atingiu nesta quinta-feira o valor de mercado de 2 trilhões de dólares almejado pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman para a empresa, em meio a um segundo dia de alta de suas ações.

O príncipe saudita colocou a realização da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Aramco como peça chave de seu plano para diversificar a economia do reino e reduzir sua dependência do petróleo, prevendo usar os 25,6 bilhões de dólares levantados na operação para o desenvolvimento de outros setores.

Ainda assim, o IPO ficou abaixo das expectativas iniciais do príncipe, em 2016, de obter até 100 bilhões de dólares com uma oferta de ações internacional e no mercado doméstico.

O governo saudita acabou recuando de seus planos após algum ceticismo de investidores externos quanto ao valor proposto para a companhia, e apenas 1,5% das ações da Saudi Arabian Oil Co foram listadas na bolsa de Riad na quarta-feira, uma fatia pequena para uma empresa tão grande.

Os papéis estrearam com salto de 10% na quarta-feira, o que foi comemorado pelo governo saudita e pela imprensa local, com manchetes como “Aramco no topo do mundo” e “Um sonho vira realidade”.

As ações tocaram 38,7 riyals (10,32 dólares) nesta quinta-feira, levando o valor de mercado da companhia acima de 2 trilhões de dólares. Os papéis fecharam a 36,8 riyals, equivalente a um valor de mercado levemente abaixo dos 2 trilhões.

“O movimento inicial dos preços validou nossa tese de que a Aramco ofereceu seu IPO com desconto no preço, para deixar um potencial de alta sobre a mesa e permitir que investidores regionais se beneficiassem da listagem de sua jóia da coroa”, disse em nota o CEO da Dalma Capital, com sede em Dubai, Zachary Cefaratti, que investiu no IPO.