Ações da Sabesp despencam 7% com reajuste de tarifa abaixo do esperado
Investing.com – Após a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) divulgar reajuste prevendo reajuste de tarifas abaixo do esperado pelo mercado, as ações da Sabesp (SBSP3) operam em forte queda de 7,10% a R$ 35,98.
A Arsesp divulgou comunicado prevendo reajuste de tarifa de 4,8% para os clientes da Sabesp. De acordo com a agência, o montante resulta, principalmente, da base regulatória de R$ 38,4 bilhões e de um WACC de 8,11%. No entanto, o reajuste ainda vai passar por consulta e audiência pública, a serem realizadas até o dia 17 de abril.
Gatilho
A Arsesp chegou a propor um modelo de reajuste automático dos preços, que seria acionado sempre que houvesse variação a anormal do consumo médio de água na rede.
O reajuste deveria acontecer sempre que houvesse uma “variação anormal” do consumo médio de água da rede. A decisão era baseada na crise hídrica de 2015-15. Isso representava, na prática, que em caso de queda do consumo, por apresentar efeito negativo nas contas da companhia, o reajuste da tarifa seria superior ao índice da inflação.
A agência explicou que a regra do gatilho visava a garantia do equilíbrio econômico-financeiro da empresa. Para o reajuste, seria considerado o consumo do sistema como um todo, e não de um imóvel específico. Além disso, o ele seria válido para os dois lados, podendo levar a uma queda na tarifa caso houvesse aumento expressivo no consumo de água.