Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ações da RD caem mais de 2% após registrar queda de 5,6% no lucro líqudo

Investing.com Brasil - 31/10/2018 - 12:57

Por Investing.com – No início da tarde desta quarta-feira, as ações da Raia Drogasil (RADL3) operam com queda de 2,52% a R$ 63,36, depois de registrar lucro líquido de R$ 128,8 milhões no terceiro trimestre, 5,6% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A Coinvalores destaca que a companhia reportou aumento de 9,9% em sua receita líquida, refletindo o crescimento em todas as categorias de vendas, com medicamentos que não precisam de prescrição subindo 12,9%, produtos de higiene e beleza com alta de 10,4%, medicamento de marca aumentando 7,2% no trimestre e os genéricos crescendo 6,0% em receita.

Apesar disso, as vendas nas mesmas lojas cresceram apenas 0,8% e as lojas maduras acabaram apresentando contração de 3,2%, impactadas pelos menores preços e mudança de mix. As lojas abertas no ano, bem como aquelas em processo de abertura, além do investimento no fechamento das Farmasil geraram uma redução no EBITDA e acabaram comprimindo a margem. O lucro líquido do período veio 3,9% menor se comparado ao 3T17. Para os próximos períodos a companhia mantém o seu guidance de abertura de 240 lojas para os próximos dois anos.

Continua depois da publicidade

Os analistas acreditamos as ações não devam apresentar desempenho positivo no pregão de hoje, haja vista que mesmo tendo apresentando elevação em sua receita líquida, a queda de margem e a perspectivas da continuidade dessa compressão (por conta das aberturas de lojas e o fechamento das Farmasil), são fatores que tendem a pressionar o desempenho de suas ações.

Balanço

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou praticamente estável na mesma comparação, a 295,25 milhões de reais, enquanto a margem Ebitda recuou para 7,5 por cento, de 8,3 por cento um ano atrás.

De acordo com o balanço, as lojas inauguradas este ano e as unidades em processo de abertura geraram uma redução de 11,6 milhões de reais no Ebitda do terceiro trimestre. A RD abriu 64 novas lojas e fechou outras quatro entre julho e setembro, encerrando o trimestre com um total de 1.768 unidades em operação.

No conceito mesmas lojas, as vendas cresceram 0,8 por cento no período, marcando uma desaceleração em relação ao avanço de 7,6 por cento observado um ano antes e de 2,5 por cento no segundo trimestre. Considerando apenas as lojas maduras, houve retração de 3,2 por cento no terceiro trimestre, ante aumento de 3,5 por cento no mesmo intervalo de 2017.

Em 2018, as ações da RD acumulam baixa de quase 29 por cento.

Leia mais sobre: Mercados, Raia Drogasil, Resultados
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você