Ações da Porto Seguro têm mais valor que as dos bancos, diz BTG
A Porto Seguro (PSSA3) continua sendo uma ótima alternativa de valor em relação aos bancos, disse o BTG Pactual (BPAC11). Os analistas do banco conversaram na semana passada com Emerson Faria e Aleksandro Borges, respectivamente Chefe e Consultor de Relações com Investidores da companhia, e chegaram à conclusão de que a Porto Seguro deve seguir apresentando sólidos resultados e um bom retorno em dividendos.
As vendas de seguro de automóveis pela companhia permanece em recuperação, com setembro deste ano atingindo o resultado registrado no mesmo período de 2019. A venda de veículos novos também se recuperou, embora os incentivos do segundo trimestre tenham pressionado as margens.
Segundo Eduardo Rosman, Thomas Peredo e Ricardo Cavalieri, autores do relatório divulgado pelo BTG, duas iniciativas vão melhorar os prêmios emitidos pela Porto Seguro daqui em diante:
“O primeiro é um sistema de cotação mais inteligente e simples, que possui apenas quatro campos de dados em vez de mais de 40. O outro é um produto de seguro muito mais acessível para atender clientes não segurados, pois a Porto vê um endereçamento significativo para este novo produto a proprietários de automóveis que ainda não têm nenhum tipo de seguro ou proteção para seus veículos”, comentaram.
Ainda, o índice de sinistralidade de automóveis deve voltar aos níveis históricos só no próximo ano, o que beneficiará os resultados do segundo semestre de 2020.
Serviços financeiros
O BTG tem altas expectativas para a divisão de serviços financeiros da Porto Seguro. A carteira de crédito da empresa voltou a crescer e deve superar no terceiro trimestre os resultados do início do ano.
“Como a Porto Seguro está principalmente exposta ao varejo de alta renda (90% dos clientes de cartão de crédito também têm seguro de automóveis), as inadimplências estão se comportando melhor do que o sistema [em 100 pontos-base]. E as inadimplências iniciais já estavam diminuindo, o que indica que a inadimplência de +90 dias deve retornar ao nível histórico de 5-5,5% em breve”, afirmaram os analistas.
Mesmo projetando grandes lucros para a Porto Seguro em 2020, o BTG manteve a recomendação neutra da ação, com preço-alvo de R$ 62. De acordo com o banco, faltam gatilhos para o crescimento dos ganhos em 2021.