Ações da Petrobras (PETR4) entram em leilão após decisão do Cade sobre venda de refinarias
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) entraram em leilão, por volta das 13h20, devido a um fato relevante divulgado a pouco.
Segundo o relatório, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) decidiu favoravelmente à renegociação do Termo de Compromisso de Cessação (TCC) do Gás celebrado em meados de 2019.
Com isso, a estatal fica desobrigada de vender cinco refinarias, além da sua participação na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A proposta de revisão dos compromissos foi apresentada pela Petrobras na semana passada.
- O que acontece na gestão da Petrobras e Eletrobras? Convidamos 2 ex-CFOs para contar tudo que viveram nos “bastidores” das estatais em um evento inédito. Saiba mais e retire seu ingresso gratuito aqui.
“Desde a celebração o do TCC Gás, houve significativas alterações econômicas, legais e regulatórias no mercado nacional de gás natural que justificam a necessidade de reavaliação pela Petrobras do modelo de negócio dos projetos de desinvestimento no segmento de Gás Natural”, diz o documento.
A Petrobras ainda apontou que a Nova Lei do Gás, que entrou em vigor após a celebração do TCC, excepciona da obrigação de desverticalização as empresas que já eram verticalizadas previamente à sua publicação, desde que elas se sujeitem a obrigações de independência e autonomia a serem reguladas pela ANP.
A B3 informa que o leilão de reabertura dos papéis da companhia ocorrerá entre 13h47 e 13h52, segundo a agência de notícias BDM.