Ações da Eletrobras disparam com avanço do projeto de privatização
As ações da Eletrobras operam em forte alta nesta segunda-feira (22) na B3, liderando a leve alta do Ibovespa no início de semana decisiva sobre a participação de Lula na eleição.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
Nesta manhã, os papéis ordinários (ELET3) e preferenciais classe B (ELET6) da estatal de energia subiam 6,63% e 4,73%, respectivamente. No mesmo instante, o Ibovespa avançava 0,19%, aos 81.377 pontos.
O Ministério de Minas e Energias enviou na noite de sexta-feira (19) para o Congresso Nacional o projeto de lei, assinado pelo presidente Michel Temer, que dispõe sobre a desestatização e modelo de venda da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobaras).
A operação se dará por meio de aumento do capital social da empresa, que o governo considera “democratização do capital da Eletrobras”. Pela proposta, nenhum acionista poderá ter mais de 10% de poder do voto. O objetivo, segundo o Planalto, é evitar que outra companhia tome o controle da estatal.
O projeto também prevê que a União terá ações especiais na Eletrobras após a privatização, chamadas de “golden share”, que dão a seu detentor direitos como garantia de indicação de um membro do Conselho de Administração.
Para analistas do Brasil Plural, o maior alinhamento do governo com a Câmara dos Deputados sobre o tema é positivo. No entanto, há dúvidas sobre a aprovação do projeto em ano eleitoral, uma vez que vários políticos são resistentes à privatização.
(Com Agência Brasil)