Ações da Eletrobras avançam com cisão de ativos da estatal no Amazonas
Investing.com – As ações da Eletrobras (SA:ELET3) estão entre os destaques positivos do Ibovespa nesta terça-feira, perdendo a liderança entre as altas apenas para os ativos do Pão de Açúcar (SA:PCAR4). Os papéis PNB somam 2,81% a R$ 29,32, enquanto os ON avançam 2,53% a R$ 25,08.
Hoje, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou mudanças regulatórias para permitir uma cisão dos ativos de geração e transmissão pertencentes à distribuidora de energia da Eletrobras responsável pelo fornecimento de eletricidade no Amazonas, em operação que precisará ser concluída até 30 de abril.
A separação desses ativos da companhia é vista como essencial para viabilizar a privatização da Eletrobras Distribuição Amazonas, que faz parte de um pacote de seis concessionárias da Eletrobras que atuam no Norte e Nordeste que a estatal e o governo querem privatizar até o final de abril.
Com isso, o mercado praticamente ignora o rebaixamento dos títulos das dívidas da estatal pela Fitch. A agência de classificação de risco cortou as notas indo de BB- para B+, com a perspectiva indo para estável nas dívidas em moeda estrangeira. O mesmo rebaixamento foi realizado para as dívidas em moeda nacional. Já os títulos em dívidas sêniores não garantidas foram cortados de ‘BB-“ para ‘B+’/’RR4’.
Com Reuters.