Ações da China sobem com expectativa de afrouxamento monetário e impulso da Tencent
As ações da China devolveram as perdas iniciais e se recuperaram fortemente nesta segunda-feira, com os investidores depositando expectativas em um afrouxamento da política monetária e em medidas de estímulo para o mercado de capitais.
As ações de Hong Kong também subiram, impulsionadas pela Tencent antes dos resultados do primeiro trimestre.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,55%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,17%, ambos quebrando uma sequência de quatro dias de perdas. O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 1,75%.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A Bolsa de Valores de Xangai realizará uma reunião com bancos, seguradoras, fundos e corretoras na quarta-feira, para discutir a “facilitação da melhoria da avaliação e o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro enquanto atende à modernização chinesa”, informou o jornal oficial Shanghai Securities News.
Os investidores se voltaram para a expectativa de políticas de mais apoio por parte de Pequim para garantir que a recuperação econômica do país esteja no caminho certo, após dados decepcionantes de comércio, inflação e crédito de abril na semana passada.
O banco central do país rolou nesta segunda-feira empréstimos de médio prazo, deixando as taxas de juros inalteradas, apesar das crescentes preocupações sobre a recuperação moderada.
Empresas de tecnologia chinesas listadas em Hong Kong tiveram alta de 1,3%, com a Tencent em alta de 3,9%.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,81%, a 29.626 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,75%, a 19.971 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,17%, a 3.310 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,55%, a 3.998 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,16%, a 2.479 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,18%, a 15.475 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,19%, a 3.214 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,14%, a 7.267 pontos.