Ações da China caem em meio a tensões em Taiwan
As ações da China caíram nesta segunda-feira em meio ao aumento das tensões geopolíticas em torno do Estreito de Taiwan, enquanto a queda nas ações relacionadas a Chatbots afetou o sentimento.
Mas o primeiro lote de ações blue-chip sob um sistema de listagem no estilo dos Estados Unidos saltou em sua estreia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,45%, enquanto o índice de Xangai teve baixa de 0,37%.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O mercado de Hong Kong permaneceu fechado devido ao feriado da Páscoa.
O apetite por risco foi contido por um aumento nas tensões geopolíticas, depois que o Exército da China simulou ataques de precisão contra Taiwan em um segundo dia de exercícios ao redor da ilha no domingo.
A China iniciou três dias de exercícios militares depois que a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, retornou de uma breve visita aos Estados Unidos.
O mercado também foi pressionado pela queda nas ações de tecnologia à medida que a mania do ChatGPT esfriava.
O Índice de Inteligência Artificial (IA) caiu 5%, a maior queda em um dia em seis meses. O índice STAR Chip recuou 4,1%, em seu pior dia desde setembro passado, enquanto o índice STAR 50 fechou em queda de 2,7%.
Contrariando a fraqueza do mercado, 10 ações chinesas saltaram em sua estreia, que marca o lançamento completo do mecanismo de IPO baseado com registro da China.
Shenzhen CECport Technologies Co , um distribuidor de componentes eletrônicos com sede no centro de tecnologia de Shenzhen, disparou 221,5%, após seu IPO de 2,25 bilhões de iuanes (327,18 milhões de dólares).
Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,42%, a 27.633 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.
Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,37%, a 3.315 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,45%, a 4.104 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,87%, a 2.512 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,25%, a 15.876 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,18%, a 3.294 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 não teve operações.