Ações chinesas saltam com otimismo sobre recuperação
As ações da China e de Hong Kong tiveram seu melhor dia desde março nesta segunda-feira, acompanhando os ganhos em pares globais depois que autoridades dos Estados Unidos agiram para limitar as consequências do colapso do Silicon Valley Bank (SVB).
O rali também ocorreu porque investidores aplaudiram mais evidências de recuperação da China e depois que Pequim surpreendeu ao manter o chefe do banco central e o ministro das Finanças em seus cargos na sessão anual do Parlamento no domingo.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,05%, enquanto o índice de Xangai ganhou 1,2%.
Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O Índice Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 1,95%.
A ação dos reguladores dos EUA “corta a disseminação de pessimismo entre os depositantes no curto prazo, dá confiança ao mercado e evita corridas aos bancos”, disse Pang Xichun, diretor de pesquisa da Nanjing RiskHunt Investment Management Co.
Em comunicado conjunto, o Tesouro norte-americano e o Federal Reserve anunciaram uma série de medidas para estabilizar o sistema bancário e disseram que os depositantes no SVB terão acesso a seus depósitos nesta segunda-feira.
O novo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, procurou tranquilizar o setor privado do país, e o presidente Xi Jinping disse que a China deve alcançar maior autoconfiança e força em ciência e tecnologia.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,11%, a 27.832 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,95%, a 19.695 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,20%, a 3.268 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,05%, a 4.008 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,67%, a 2.410 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,22%, a 15.560 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,42%, a 3.132 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,50%, a 7.108 pontos.