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Ações brasileiras afetadas? O potencial impacto das tarifas dos EUA para automóveis, segundo o Bradesco BBI

27 mar 2025, 16:20 - atualizado em 27 mar 2025, 16:31
Carros Fiat Mobi veículos automóveis imposto reforma tributária
(Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

A tarifa de importação de 25% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre veículos e autopeças fabricados no exterior pode representar um risco de perda de competitividade para algumas empresas brasileiras, enquanto para outras o impacto pode ser mínimo ou inexistente.

A Tupy é vista como a mais impactada, na Iochpe-Maxion haveria uma influência positiva, disse o Bradesco BBI, em relatório disponibilizado pela Ágora Investimentos nesta quinta-feira (27). No setor de bens de capital, Iochpe-Maxion é a ação preferida do banco. 

As novas tarifas, que entrarão em vigor em 3 de abril, poderão aumentar o custo de um veículo médio nos EUA em milhares de dólares, dadas as cadeias de suprimentos interligadas na América do Norte.

Trump vê as tarifas como uma ferramenta para aumentar a receita para compensar seus cortes de impostos prometidos e para reviver uma base industrial dos EUA em declínio há muito tempo.

O impacto sobre as ações brasileiras

De acordo com o Bradesco BBI, a Tupy (Neutra, preço-alvo de R$ 27,00) e a Randoncorp (Compra, preço-alvo de R$ 16,00) podem ser impactadas devido ao conteúdo não americano. A Tupy exporta blocos de motor produzidos no México principalmente para os EUA, enquanto componentes de motor e trem de força representam quase 66% das receitas da Kuo Refacciones.

Apesar de a Kuo Refacciones atuar majoritariamente no mercado de reposição mexicano, o Bradesco BBI avalia que existe o risco de que as tarifas aumentem a oferta doméstica no México, impactando os preços.

Segundo o Bradesco BBI, a exposição total da Randoncorp aos EUA por meio de exportações, excluindo o mercado de reposição, é estimada em menos de 1%.

Já em relação a Mahle Metal Leve (venda, preço-alvo de R$ 17,00), a instituição avalia que a empresa pode perder competitividade na exportação de componentes de motores à combustão para os EUA, que representaram 10% das suas vendas em 2024.

Iochpe-Maxion protegida

Para os analistas do banco, a Iochpe-Maxion (Compra, preço-alvo de R$ 17,00) está relativamente protegida, pois a tarifa não será aplicada a rodas e produtos estruturais fabricados pela empresa no México.

No entanto, o banco alerta que montadoras mexicanas podem repassar o custo adicional nos preços, afetando a demanda. Atualmente, as importações de carros do México representam entre 15% e 20% das vendas totais nos Estados Unidos.

Para a Marcopolo (Compra, preço-alvo de R$ 10,00), o impacto é considerado neutro, devido ao seu foco no mercado brasileiro.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
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Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
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