Ações asiáticas sobem atentas a perspectivas do Fed
As ações asiáticas subiram nesta segunda-feira com um feriado nos Estados Unidos reduzindo o volume de negociações antes da ata da última reunião do Federal Reserve e diante de uma leitura sobre o núcleo da inflação que pode aumentar o risco de que as taxas de juros subam por mais tempo.
As tensões geopolíticas estiveram presentes com a Coreia do Norte disparando mais mísseis e em meio a expectativas de que a Rússia aumente seus ataques contra a Ucrânia antes do aniversário de um ano da invasão do país na sexta-feira.
Houve relatos de que a Casa Branca planejava novas sanções contra a Rússia, enquanto o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no sábado alertou Pequim sobre as consequências caso a China forneça apoio material a Moscou, incluindo armas.
Tudo isso fez com que o início das negociações fosse cauteloso e o índice mais amplo do MSCI sobre as ações da Ásia-Pacífico fora do Japão subiu 0,7%, depois de ter caído 2,2% na semana passada.
O salto foi liderado pelo índice de referência da bolsa da China que subiu 1,1%, já que Pequim manteve as taxas de juros estáveis como esperado, tendo já derramado liquidez no sistema bancário nos últimos dias.
O Nikkei do Japão ficou estável, e o indice da Coreia do Sul subiu 0,3%.