Aço na China avança com demanda e estoque baixo; minério de ferro também sobe
Os futuros do aço na China subiram nesta quarta-feira devido a um otimismo quanto a perspectivas de demanda no país, maior consumidor global de aço, e com estoques domésticos baixos apoiando os preços, enquanto o minério de ferro também avançou.
O vergalhão de aço para construção mais negociado na bolsa de futuros de Xangai encerrou em alta de 1,8%, a 3.702 iuanes (527,61 dólares) por tonelada, na quinta sessão consecutiva de ganhos.
As cotações têm se mantido resilientes apesar da temporada de menor demanda, particularmente para o vergalhão, devido a chuvas que desaceleram as atividades de construção.
A China tem enfrentado pesadas chuvas e inundações no sul do país.
“O sentimento do mercado segue altista, ditado pelos fortes preços das ações”, disse o analista sênior Richard Lu, da consultoria CRU em Pequim.
“Parece que os participantes do mercado ainda estão confiantes em um crescimento macroeconômico no segundo semestre e muitos pensam que questões de curto prazo associadas ao clima serão compensadas depois”, afirmou.
Os estoques de aço na China seguem baixos apesar de terem avançado nas últimas duas semanas.
Os estoques de vergalhão de aço recuaram mais de 40% desde a máxima neste ano, segundo a consultoria SteelHome.
A força nos futuros do aço impulsionou o minério de ferro.
A matéria-prima usada na fabricação de aço subiu 3,1% na bolsa de commodities de Dalian e avançava 3,4% na bolsa de Cingapura.