BusinessTimes

Acionistas da Petrobras (PETR4) elegem 8 novos membros para o conselho

19 ago 2022, 16:45 - atualizado em 19 ago 2022, 17:09
Petrobras
Seis dos oito indicados pela União foram aprovados, incluindo duas indicações do governo Ricardo Soriano e Jônathas Castro (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Acionistas da Petrobras (PETR4) aprovaram nesta sexta-feira oito membros do Conselho de Administração da companhia, disseram fontes à Reuters, como parte do processo iniciado em junho na estatal após o presidente Jair Bolsonaro ter decidido trocar o presidente-executivo da petroleira, diante de descontentamento com a política de preços de combustíveis.

Seis dos oito indicados pela União foram aprovados, incluindo duas indicações do governo Ricardo Soriano e Jônathas Castro que haviam sido vetadas pelo Comitê de Elegibilidade e pelos atuais conselheiros.

Os órgãos de controle da Petrobras haviam apontado conflitos de interesse para vetar ambos, já que Soriano é procurador-geral da Fazenda Nacional e Castro, secretário-executivo da Casa Civil.

O novo presidente-executivo, Caio Paes de Andrade, também integrante do conselho após a demissão de seu antecessor, José Mauro Coelho, foi confirmado pela assembleia CEOs da Petrobras, pela regra, precisam integrar o colegiado.

A Petrobras não comentou o assunto imediatamente.

Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber, presidente atual do conselho, não conseguiram votos suficientes para integrar novamente o colegiado, segundo fontes que acompanharam a reunião.

Os dois indicados pelos acionistas minoritários e que já estavam no atual conselho foram reconduzidos: José João Abdalla Filho e Marcelo Gasparino da Silva.

Os aprovados vão se somar aos outros três conselheiros que não foram submetidos a esta votação: Rosângela Buzanelli, indicada pelos funcionários da Petrobras, além de Marcelo Mesquita e Francisco Petros, indicados pelos acionistas minoritários.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR