BusinessTimes

Acciona aumenta aposta em turbinas eólicas com proposta pela Nordex

08 out 2019, 9:48 - atualizado em 08 out 2019, 9:52
Acciona Empresas Espanha Setor Elétrico Energia Eólica
Espanhola Acciona, que já possui uma fatia na alemã Nordex, aceitou participar de um aumento de capital de € 99 milhões (Imagem: Reuters/Sergio Perez)

A empresa espanhola de energia renovável Acciona aumentou sua aposta na indústria de turbinas eólicas, ao apresentar uma proposta pela fabricante alemã Nordex que avalia a companhia em mais de 1 bilhão de euros (1,2 bilhão de dólares).

A Acciona, que já possui uma fatia na Nordex, aceitou na segunda-feira participar de um aumento de capital de 99 milhões de euros na empresa alemã que levará sua fatia no negócio para 36,27%, acima do nível de 30% que dispara a obrigatoriedade de uma proposta de aquisição sob a lei alemã.

A Nordex, que compete com a Siemens Gamesa e a Vestas, tem visto uma forte demanda por sua série Delta 4000 de turbinas eólicas– no final do primeiro semestre de 2019, a carteira de pedidos já somava mais de 7 bilhões de euros.

Mas a lucratividade da indústria tem sido impactada à medida que o setor migra de um sistema de subsídios governamentais para leilões competitivos, no qual custos baixos e escala são cada vez mais importantes.

A Acciona disse que irá oferecer 10,32 euros por ação da Nordex, avaliando a companhia alemã em 1,1 bilhão de euros após o aumento de capital, segundo cálculos da Reuters com dados da Refinitiv.

Isso significaria um prêmio de apenas 1,8% ante o fechamento das ações da Nordex na segunda-feira, o que leva alguns operadores a especular que a Acciona pode ter que aumentar sua oferta para convencer os acionistas da Nordex.

A Acciona disse que decidiu aumentar seu investimento na Nordex “com uma visão sobre as sólidas perspectivas de crescimento da companhia, com o objetivo de fortalecer seu balanço em um ambiente de mercado desafiador”.

O acordo seria em grande parte neutro para os resultados da Acciona em 2020 e positivo em 2021, segundo a empresa.

“Estrategicamente, nós pensamos que essa operação é positiva para a ação (da Acciona), uma vez que fortalece sua presença no setor de renováveis, mas no curto prazo vemos como potencialmente negativa porque implicará em crescimento da dívida líquida da companhia…e não terá um impacto positivo nos lucros até 2021”, disse a CM Capital Markets em relatório.

A oferta de aquisição representaria um investimento de cerca de 700 milhões de euros após o aumento de capital pela fatia de 63,73% na Nordex ainda não detida pela Acciona, caso todos acionistas aceitassem a oferta.

Em uma teleconferência, a Acciona recusou-se a comentar se pode elevar a oferta para os acionistas da Nordex.

A empresa de investimentos espanhola Alantra questionou a lógica do negócio. “Nossa visão é que a Acciona talvez esteja comprando tempo de sobrevivência para a Nordex para então buscar alternativas de M&A (fusões e aquisições) para esse ativo”.

reuters@moneytimes.com.br