Comprar ou vender?

Ação que subiu 30% em 2 dias ainda está descontada, dizem analistas; vale comprar?

11 maio 2023, 16:58 - atualizado em 12 maio 2023, 10:26
Yduqs
Ação da Yduqs salta 30% no acumulado de dois dias (Imagem: Facebook Yduqs)

As ações da Yduqs (YDUQ3) saltam mais 7% no pregão desta quinta-feira (11). A alta precede a disparada de 23% dos papéis no pregão de quarta (10), após a divulgação do balanço do primeiro trimestre (1T23) e de projeções otimistas.

No acumulado de dois dias, YDUQ3 valoriza cerca de 30%. Segundo analistas, ainda há espaço para a ação crescer. Isso por que a Yduqs é negociada a um “valuation bem barato e descontado em relação ao histórico da companhia”, afirma a sócia e analista da GTI Administração de Recursos, Paola Mello.

Mello explica que o resultado dos três primeiros meses do ano animaram o mercado, pois mostraram recuperação da captação em todos os segmentos. Além disso, os tickets tiveram pequeno crescimento, mesmo com “competição bastante destrutiva”.

Os números foram traduzidos em “boa geração de caixa e boas margens”. “Mostrou que a empresa é viável sem um eventual novo FIES (Financiamento Estudantil)”, diz.

Apesar do otimismo, a analista vê tanto YDUQ3 quanto o setor de educação com cautela, devido ao atual momento do Brasil. Segundo ela, o setor é muito dependente do cenário macroeconômico, que pode acarretar em reveses, como evasão e inadimplência.

“O setor não é seguro para estar em momentos de macro mais voláteis”, afirma Mello.

Pedro Cardoso, analista da EQI, ainda pontua que os investidores já precificaram boa parte do movimento referente ao balanço da companhia.

O analista do Simpla Club, Gabriel Bassotto, reforça que Yduqs não tem uma assimetria favorável. “Não é possível dizer até quando os números da companhia serão resilientes. Não se sabe se foi apenas um resultado extraordinário ou se isso vai continuar repetindo”, diz.

Yduqs no 1T23

A Yduqs reportou resultados acima das expectativas do mercado no primeiro trimestre de 2023.

O destaque do período foi o segmento digital (EAD), que teve uma retomada da captação com incremento de ticket. A captação da unidade subiu 13% e o ticket médio cresceu 15,1%.

A unidade premium também ajudou a Yduqs. Com a abertura do novo polo da IBMEC em São Paulo, a captação cresceu em 24,5%.

Já o ensino presencial foi o destaque negativo do trimestre. No entanto, os setores de ensino a distância e premium compensam a queda no presencial.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar