Comprar ou vender?

Ação fora do radar que supera o Ibovespa tem chamado a atenção de investidores; o que dizem os analistas?

18 jun 2023, 13:13 - atualizado em 18 jun 2023, 13:13
Grupo GPS
Grupo GPS deve entrar no radar dos investidores, afirma Itaú BBA (Imagem: LinkedIn/Grupo GPS)

Uma ação fora do radar da maioria dos investidores volta a entrar no radar após rali recente. Durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, os papéis do Grupo GPS (GGPS3) ficaram em segundo plano, apesar da valorização de 33% no ano, acima do Ibovespa.

Porém, a dinâmica parece ter mudado um pouco ao longo dos últimos meses. Analistas do Itaú BBA destacam que a demanda pelo nome está crescendo. GGPS3 é uma ação que definitivamente deve entrar no radar, avaliam.

“Estamos impressionados pela demanda crescente da ação e pela qualidade das partes interessadas (a maioria formada por investidores com visões de longo prazo e reputações voltadas a análises aprofundadas)”, afirmam Daniel Gasparete, Gabriel Rezende e Luiz Capistrano, do time de análise de Transportes e Logística, em relatório divulgado na última semana.

“A qualidade da base acionária já é invejável, mas, baseado no feedback que conseguimos com as reuniões que realizamos, é provável que fique ainda melhor”, completam os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diferencial do Grupo GPS

Após ouvir ex-funcionários, clientes e competidores, o BBA chegou à conclusão de que existe algo diferente em relação ao Grupo GPS.

Para clientes, embora reconheçam que o nome não seja a alternativa mais barata, é o preferido pela confiança e pelos sistemas. Enquanto isso, rivais do mercado afirmam que têm dificuldade em replicar as margens e a cultura do GPS.

Para o BBA, o GPS ainda tem oportunidades de longo prazo para usufruir, visto que detém menos que 5% da indústria, que conta com receitas totais anuais de R$ 250 bilhões.

“O GPS não é só o líder em seu segmento, mas também o principal consolidador de mercado”, defendem Gasparete, Rezende e Capistrano.

Valuation atrativo

Mesmo com a forte valorização no acumulado do ano, o BBA vê a ação da companhia ainda atrativa. A ação negociada a 14 vezes P/L (preço sobre lucro) para 2024 pode até não parecer uma barganha, mas é interessante se considerar que o Grupo GPS é uma das poucas empresas dentro do universo de cobertura da instituição com boas expectativas de crescimento de 15-20% para os resultados nos próximos cinco anos.

O BBA tem recomendação de “outperform” (desempenho esperado acima da expectativa do mercado, equivalente a “compra”) e preços -alvo ao fim de 2023 de R$ 18 para os papéis.