Ação ficou barata? Cogna (COGN3) anuncia recompra de até 144,2 milhões de ações, equivalentes a 7,9% do total
O conselho de administração da Cogna (COGN3) aprovou a criação de programa de recompra de até 144.221.637 ações da companhia, de acordo com o comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (17).
Vale lembrar que a aprovação de um programa de recompra pode ter diversas motivações, como a crença pela empresa de que as ações estão baratas; distribuição de ações aos executivos como bônus sem a emissão de novos papéis; geração de valor ao acionista.
- VEJA TAMBÉM: Quais são os melhores investimentos internacionais para 2025? João Piccioni, Enzo Pacheco e João Julião dizem quais são as oportunidades neste evento online em parceria com o Money Times
No caso da Cogna, o programa de recompra tem alguns objetivos em vista, entre eles a geração de valor aos acionistas por veio da administração eifciente da estrutura de capital da companhia e a maximização do retono dos acionistas, uma vez que, na visão da empresa, os valor atual das ações não reflete o real valor dos seus ativos combinado com a perspectiva de rentabilidade e geração futuros.
Ainda, a companhia visa a manutenção das ações em tesouraria ou o cancelamento delas, sem redução do capital social. Por fim, objetivam a alienação pública ou privada das ações.
Detalhes do programa de recompra da Cogna
Conforme o comunicado, com base na posição acionária de 13 de janeiro de 2025, a Cogna possui 1.833.167.226 ações ordinárias em circulação e 43.438.984 ações mantidas em tesouraria.
O montante máximo de 144.221.637 que podem ser adquiridas representam 7,867% das ações em cicurlação. Segundo a companhia de educação, as ações adquiridas serão mantidas em tesouraria, podendo, porteiormente, serem canceladasou alienadas.
O prazo máximo para as aquisições será de 12 meses, iniciando a partir de 20 de janeiro de 2025 e encerrando em na mesma data em 2026.