Política

Ação em corte federal acusa Trump e Giuliani de conspiração para incitar invasão ao Capitólio

16 fev 2021, 14:51 - atualizado em 16 fev 2021, 14:51
Capitolío, Eua
O Senado dos EUA absolveu Trump de incitar a invasão ao Capitólio (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

Um deputado democrata entrou com uma ação nesta terça-feira acusando o ex-presidente Donald Trump e o advogado Rudy Giuliani de conspirarem para incitar a invasão violenta ao Capitólio dos Estados Unidos no dia 6 de janeiro.

A ação judicial do deputado Bennie Thompson, um democrata que preside o Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Deputados, foi impetrada na Corte Distrital dos Estados Unidos em Washington.

O Senado dos EUA absolveu Trump de incitar a invasão ao Capitólio.

A votação por 57 a 43 ficou aquém da maioria de dois terços necessária para condenar Trump sob a acusação de incitamento à violência após o julgamento de seu impeachment que durou cinco dias. Ele ainda pode ser processado.

“A insurreição foi o resultado de um plano cuidadosamente orquestrado por Trump, Giuliani e grupos extremistas como os Oath Keepers e os Proud Boys, que compartilhavam o objetivo comum de empregar intimidação, assédio e ameaças para impedir a certificação do Colégio Eleitoral”, de acordo com um comunicado de imprensa anunciando o processo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar