Ação do Grupo Soma (SOMA3) é uma “grande oportunidade de compra” em 2022, diz Genial
A Genial Investimentos vê a ação do Grupo Soma (SOMA3) como uma grande oportunidade de compra em 2022. Analistas enxergam espaço para mais valorização, puxada pela retomada do consumo e receita consolidada na casa dos R$ 5 bilhões com a expansão das marcas Farm, Farm Global NV, Animale e, mais recentemente, Hering.
A corretora reforça a recomendação de compra da ação, com preço-alvo de R$ 20. O valor implica potencial de alta de 40% em relação à cotação do último fechamento, de R$ 14,26.
Desde a realização da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da companhia subiram 30%.
Modelo de negócios escalável
Segundo a Genial, o que torna a tese de investimento da Soma tão atrativa é o modelo de negócios “altamente escalável e rentável”.
A corretora destaca que a empresa inclui em seu portfólio ativos ícones e autênticos, com forte desejo de consumo, e mantém o DNA das marcas adquiridas ao mesmo tempo que trabalha em melhorias operacionais para ganhar eficiência, economia de escala e crescimento de receita.
A Genial também chama atenção para a resiliência das operações, já que o foco da Soma é o público-alvo das classes A e B, menos expostas à perda do poder de compra com o aumento da taxa de juros.
“Trata-se de um público que consegue arcar mais com o maior repasse de preço em caso de alta de insumos”, acrescentam a analista do setor de varejo Karen Atsuta e o head de research e finanças Eduardo Nishio.
O ano da Hering
A Soma deve executar a parte mais agressiva do seu plano estratégico envolvendo a Hering. A companhia deve:
- focar o sortimento da loja em produtos heroes (maior concentração de receita), excluindo da base produtos que destorem o valor;
- estabelecer uma política comercial para auxiliar franqueados a renovarem seu sortimento para coleções que tenham alto giro e sejam mais atrativas;
- melhorar o processo fabril, com redução do desabastecimento e do leadtime de produtos; e
- remodelar as lojas, investir em mídias e collabs e implementar algoritmos para gerar eficiência operacional.
A Genial acredita que o plano vai resgatar a força da marca, ressuscitando o desejo do cliente final e, consequentemente, melhorando os resultados da Hering.
Atsuta e Nishio veem como principal desafio a normalização da cadeia produtiva, que deve seguir pressionando a margem bruta em 2022, em torno de 43% – aquém do potencial, destaca a corretora.
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