Ação do GPA (PCAR3) desaba 26% com ‘spin-off’ do Éxito
As ações do GPA (PCAR3) chegaram a desabar quase 26% nesta quarta-feira (23), com a cisão de parte da participação do grupo no colombiano Éxito por meio de uma redução de capital.
A companhia inicia a distribuição para seus acionistas das ações que possui no Éxito. Depois da operação, a varejista colombiana passará a ter um free-float de 53% vs. 3,5% anteriormente.
Por volta de 11h30, os papéis do GPA caíam
Operação do GPA
A operação previa a entrega pelo GPA aos seus acionistas de 1.080.556.276 ações do Éxito de propriedade da companhia, na proporção de 4 ações do Éxito para cada ação do GPA — na forma de BDR e ADRs, com condições específicas em cada caso.
Essas ações representam aproximadamente 83% da participação do GPA no capital social do Éxito.
- Arcabouço fiscal finalmente aprovado: Clique aqui e entenda quais serão os impactos para a economia e para o Ibovespa (IBOV) no Giro do Mercado desta quarta-feira (23). Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
De acordo com o calendário divulgado pelo GPA, a data de corte para a distribuição dos BDRs aos acionistas do GPA era 22 de agosto. A partir desta quarta-feira, as ações do GPA passam a ser negociadas “ex-direito ao recebimento de BDRs”.
O crédito dos BDRs ocorrerá em 25 de agosto.
Em razão da operação, os preços das ações do GPA para o leilão de abertura consideraram o valor patrimonial.
Analistas consideram o “spin-off” positivo, avaliando que a operação irá destravar valor na rede de varejo brasileira, com expansão de múltiplos, aproximando-se de seus pares.
*Com informações da Reuters