Ação do Carrefour pode ter prêmio sobre papéis do Pão de Açúcar
As ações do Carrefour podem ser lançadas ao mercado com um prêmio em relação aos papéis da concorrente Pão de Açúcar caso a precificação do IPO seja feita no meio do intervalo proposto entre R$ 15 e R$ 19, avalia o UBS em um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (7). A operação poderá girar até R$ 7,6 bilhões, a maior oferta desde 2013.
Os analistas Gustavo Oliveira, Guilherme Muller e Daniel Ekstein avaliaram as diferenças e similaridades entre os competidores e compararam o valor gerado pelos negócios, além de estimar os múltiplos e investigar as tendências de crescimento e rentabilidade da indústria.
Os resultados encontrados mostram que ambas empresas têm taxas de crescimento futuro parecidas para os próximos dois anos, porém a estreante na B3 distribuiu uma porção maior dos seus resultados para os acionistas (36%) nos últimos três anos como resultado de uma operação mais enxuta em uso de capital.
O Carrefour, por exemplo, é dono da maior parte dos terrenos de suas lojas, enquanto isso é praticamente o oposto para o Pão de Açúcar. Cálculos do UBS ressaltam este ponto ao mostrar que aproximadamente 13% do valor criado pela empresa do Casino vai para este fim. Esse percentual é de 4% no Carrefour. Além disso, cerca de 59% ficam com os gastos de pessoal no Pão de Açúcar. Isso cai para 40% no caso do concorrente.
Desta forma, o resultado é mais dinheiro no bolso dos acionistas.
Prêmio
O UBS concluiu, avaliando as duas operações, que o Carrefour deveria negociar a um prêmio sobre o Pão de Açúcar por conta do seu maior retorno do capital investido, que é resultado de margens mais elevada e menor uso de capital. Para comparar com os números abaixo, hoje o Pão de Açúcar negocia a 7,6 vezes o EV/Ebitda para 2017 e 6,6 vezes para 2018. O PE (Preço sobre o lucro) de 2017 a 23,3 vezes e a 16 vezes para 2018. Já o EV/Sales está em 0,4 vez em 2017 e 0,35 para 2018.