BusinessTimes

Ação de gigante do varejo está em promoção e pode decolar 50%, calcula Genial

12 dez 2022, 16:00 - atualizado em 12 dez 2022, 16:04
Carrefour
Carrefour tem potencial de valorização de quase 55% e Genial recomenda compra (Imagem: Rafael Borges/ Money Times)

O Carrefour (CRFB3) é uma grande oportunidade para os investidores, aponta a Genial Investimentos.

Isso porque, mesmo em meio a um momento desafiador para o setor de varejo, o investimento no grupo combina o poder de repasse de preços da empresa líder em seu setor, múltiplos atrativos e liquidez de papéis no mercado.

Com potencial de valorização de 54,78%, a recomendação para o papel é de compra, com elevação de preço-alvo de R$ 21 para 2023.

“Negociando a um valuation atrativo de 15x P/L 2023 (cenário base), um patamar 10% abaixo de sua média histórica, acreditamos que as ações do Carrefour oferecem um ótimo ponto de entrada para investimento a longo prazo”, diz a Genial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aquisição do Grupo BIG

Para a Genial, com a aquisição do Grupo BIG, o Carrefour trilha o caminho em direção contrária a um de seus principais concorrentes nacionais, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Enquanto o GPA avança no desinvestimento do modelo de hipermercados, formato que exige maiores espaços e investimentos, o Carrefour adicionou 86 unidades apenas em 2022, atingindo um montante de 186 lojas de hipermercados, que representam 34% da área de venda do grupo.

“A conversão de 86 lojas do Grupo BIG em Hiper Carrefour é um movimento audacioso do Carrefour Brasil, que busca no cliente AB o impulso necessário para que a varejista mantenha a tração de seu market share (participação de mercado).”, avalia a Genial.

A corretora destaca ainda que o formato de hiper mantém uma relação de mutualismo com suas outras vertentes: o e-commerce; o Banco Carrefour, impulsionado pelo cartão de crédito Carrefour e Atacadão; e o Carrefour Properties, adicionando ativos valiosos para o negócio.

Dessa forma, na visão da Genial, a aquisição do Grupo BIG pelo Carrefour Brasil consolida três grandes pilares da companhia:

  • Participação de mercado – mantém a liderança convicta no varejo alimentar brasileiro (participação de mercado de 24%);
  • Um novo formato – o modelo ‘clube’, operado pelo Sam’s Club por meio de um contrato de licenciamento com o Walmart até 2026, pagando royalties de 0,7% sobre vendas das unidades.
  • Mais ativos para o seu portfólio imobiliário – com mais de 326 de ativos próprios, o Grupo BIG adiciona um montante de 220 ativos ao Carrefour Property.
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.