Empresas

Ação da Volkswagen tem reação tímida à potencial avaliação de 75 bi de euros da Porsche

19 set 2022, 12:16 - atualizado em 19 set 2022, 12:16
Porsche
As ações da Porsche SE, maior acionista da Volkswagen e que terá grande participação na Porsche AG, subiam 4,1%, superando o índice alemão DAX, que tinha alta de 0,75% (Imagem: Pixabay/Frederic_Willocq )

As ações da Volkswagen tinham leve alta nesta segunda-feira, em reação tímida à notícia de que a montadora mira uma avaliação de até 75 bilhões de euros para a marca de carros esportivos Porsche, no que pode ser o terceiro maior IPO da história na Europa.

Por volta de 11:45 (horário de Brasília), as ações da Volkswagen avançavam 1,4%, a 147,5 euros, revertendo queda de mais cedo junto com melhora nos mercados em geral.

As incertezas em torno da governança das duas empresas e o forte controle dos principais acionistas da Volkswagen sobre a estratégia de ambas podem explicar a falta de entusiasmo dos mercados, disse Ingo Speich, chefe de sustentabilidade e governança corporativa da Deka Investment, um dos 20 maiores investidores da montadora.

“Se a separação de duas empresas melhorar a qualidade da gestão e a direção estratégica de um negócio, isso se refletirá na avaliação”, disse Speich. “É fundamentalmente certo que a Porsche AG se tornará mais independente”, afirmou, ressalvando, porém, que a nova configuração não seria independente.

As ações da Porsche SE, maior acionista da Volkswagen e que terá grande participação na Porsche AG, subiam 4,1%, superando o índice alemão DAX, que tinha alta de 0,75%.

A Volkswagen disse no domingo que a faixa de preço das ações preferenciais da Porsche AG no IPO é de entre 76,50 e 82,50 euros por papel.

A Volkswagen planeja vender até 12,5% do capital social da Porsche AG para investidores na forma de ações preferenciais, que não dão direito a voto.

Investidores âncora já cobriram quase 40% da oferta: a Qatar Investment Authority, terceiro maior acionista da Volkswagen, comprometeu-se a adquirir 4,99%, enquanto o fundo soberano da Noruega e o T. Rowe Price comprarão 750 milhões de euros cada em ações, disse o comunicado de domingo.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!