BusinessTimes

Ação da Sanepar (SAPR11) privatizada poderia disparar 360%, diz Genial

22 nov 2022, 15:19 - atualizado em 22 nov 2022, 15:20
privatização, Sanepar
Caso haja a privatização da empresa, o potencial de valorização das ações é de mais de 100% (Imagem: Divulgação)

A Sanepar (SAPR11), cujas ações dispararam 12% na segunda-feira (21) na esteira da valorização da Copel (CPLE6), pode ser um possível segundo alvo de privatização do governo do estado do Paraná, disse a Genial Investimentos.

O governo do Paraná informou que planeja deixa de ser acionista controlador da Copel, mas não citou a empresa de saneamento do estado no processo.

Por isso, o analista Vitor Sousa, da Genial, disse não acreditar que este seja o momento de comprar o papel – a recomendação é de “manutenção”.

“À medida que o mercado começa a reprecificar o ativo, uma mudança repentina no humor político do governador ou da assembleia de deputados pode fazer com que o processo seja postergado ou até mesmo cancelado”, ponderou o analista.

O quanto poderia valer Sanepar

Para a Genial, a ação da Sanepar privatizada poderia subir 103%, a R$ 38,40, em um cenário mais conservador. Em um cenário mais otimista, diz a corretora, o preço das ações chegaria a R$ 88,3, alta de cerca de 360%.

“Uma empresa privada de saneamento (que opera nos níveis mínimos em termos de eficiência de custos, qualidade do serviço e expansão) deveria negociar a pelo menos 1x a sua Base de Ativos Regulatória – representada pelo múltiplo EV/BAR ([Valor de Mercado + Dívida Líquida]/Base de Ativos Regulatória) – isso em uma métrica muito conservadora”, afirmou.

Segundo a Genial, players privados de distribuição de energia elétrica (os cases com maior similaridade e regulação com saneamento) chegam a negociar a 2x – 2,5x sua base de remuneração regulatória.

“Em um processo competitivo, achamos pouco provável que a empresa seja vendida por menos de 1x o valor da sua base de ativos e valores superiores a estes não devem ser desconsiderados”, disse.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar