Comprar ou vender?

Ação da RaiaDrogasil continuará a andar de lado até quando?

10 set 2021, 14:41 - atualizado em 10 set 2021, 18:03
Farmácia da Drogasil, Raia Drogasil, RD, RADL3
Segundo Georgia Jorge, que assina o relatório, o patamar de preço atual já precifica os bons resultados que a companhia apresentou no primeiro semestre

A RaiaDrogasil (RADL3), maior rede de farmácias do mercado, possui bons fundamentos. Porém, a ação tem andado de lado em 2021: subiu pouco mais de 2,7%, aponta o BB Investimentos em relatório enviado a clientes. 

Segundo Georgia Jorge, que assina o relatório, o patamar de preço atual já precifica os resultados que a companhia apresentou no primeiro semestre, além das avenidas de crescimento exploradas pela RD para incrementar seus negócios nos próximos anos.

Apesar disso, a especialista destaca que o segmento de farmácias é uma ótima opção para se proteger das crises e das turbulências econômicas. 

“Além do segmento ser bastante resiliente em cenários macroeconômicos mais desafiadores e possuir robustas avenidas de crescimento baseadas no aumento da preocupação com saúde, envelhecimento populacional e incremento da penetração das vendas omnicanais, a RaiaDrogasil vem mostrando sua capacidade em combinar expansão física e digital com o desenvolvimento de novas atividades que permitam a exploração do ecossistema de saúde, sem perda de rentabilidade”, aponta.

A recomendação do BB Investimentos para as ações da RaiaDrogasil é de R$ 28,70, potencial de alta de 11,5%, com manutenção da recomendação neutra.

Os pilares que sustentam a RaiaDrogasil

A analista aponta que são três os pilares que sustentam a RD:

  • nova farmácia, com aumento da penetração de entrega na modalidade Ship From Store (que se utiliza do estoque localizado nas lojas físicas para atender às vendas dos canais digitais) para 405 cidades, ante 161 no segundo trimestre;
  • marketplace no o app DrogaRaia, com a expectativa de integração da Drogasil na plataforma no terceiro trimestre;
  • plataforma de saúde, lançada em julho e que combina um portal de conteúdo de saúde e bem-estar, um aplicativo focado na promoção da saúde e o Espaço Vitat;

“Ainda no pilar plataforma de saúde, destacamos a aquisição da Cuco Health, pioneira no desenvolvimento de uma plataforma digital de cuidado focada em aderência ao tratamento”, completa.

Resultados

A RaiaDrogasil teve forte alta do lucro no segundo trimestre, refletindo forte alta das receitas sobre uma baixa base de comparação e efeitos extraordinários.

A companhia anunciou nesta terça-feira que lucro líquido de 266,4 milhões de reais no período, um salto de 342,5% ano a ano.

Em termos ajustados, o lucro somou 232 milhões de reais de abril a junho, crescimento de 276% em relação a igual etapa de 2020.

A RD citou que o faturamento no trimestre foi beneficiado pela baixa base de comparação, em função do rigoroso isolamento social no mesmo período de 2020, o mais crítico da pandemia no país. O crescimento na base mesmas lojas foi de 26,2%.