BusinessTimes

Ação da Locaweb (LWSA3) cai 17% em 2023, mas não está atrativa, avalia Santander; entenda

10 mar 2023, 20:24 - atualizado em 10 mar 2023, 20:24
Locaweb
Curto prazo deve ser particularmente desafiador para a Locaweb, avalia Santander (Imagem: LinkedIn/Locaweb)

O Santander iniciou a cobertura de Locaweb (LWSA3) com recomendação “neutro” e preço-alvo de R$ 6,50. Apesar de um cenário de longo prazo promissor, a companhia ainda deve enfrentar alguns riscos de curto prazo, avaliam analistas.

Segundo o banco, o curto prazo deve ser particularmente desafiador para a companhia, visto que:

  • os níveis de rentabilidade devem permanecer pressionados; e
  • a volatilidade do ambiente macroeconômico deve impactar negativamente as pequenas e médias empresas.

A queda da rentabilidade deve ser o principal empecilho para a tese de investimento, diz. A Locaweb viu a margem Ebitda (incluindo custos de pré-pagamentos) cair de aproximadamente 26% em 2020 para cerca de 11% nos nove primeiros meses de 2022.

“As margens podem se deteriorar mais no curto prazo, visto que o opex (despesas) deve potencialmente aumentar com os planos da Locaweb de mirar em clientes maiores por meio de sua nova plataforma ‘Wake‘”, afirmam Felipe Cheng e Cesar Davanco, do time de análise do Santander, em relatório publicado nesta quinta-feira (9).

Os pontos que geram dúvida são a rapidez e a magnitude da recuperação dos níveis de rentabilidade, destaca o Santander. A instituição acredita que a potencial volatilidade gerada pelos resultados deve limitar o interesse dos investidores sobre a tese de investimento da Locaweb no curto prazo.

Ainda, o Santander continua vendo uma relação risco-retorno pouco atrativa na ação, apesar da queda acumulada de 17,6% em 2023. A Locaweb é negociada a 18 vezes EV/Ebitda (valor da empresa sobre Ebitda) ajustado e 25 vezes P/L (preço sobre lucro) ajustado para o fim de 2023.

Dentro do setor de tecnologia, o Santander mantém preferência por Totvs (TOTS3), negociada com desconto para Locaweb, mesmo com expectativas de crescimento orgânico melhor para a primeira companhia na linha das receitas, além de geração de caixa mais robusto e grau de previsibilidade significativamente maior dos resultados.

Em transformação

A Locaweb ainda é uma empresa em transformação, com perspectivas promissoras para o longo prazo, ressalta o Santander.

Segundo o banco, a companhia tem potencial para crescer bem mais pela frente, apesar de sua posição diferenciada no mercado.

Caso se mostre bem-sucedida, a estratégia do ecossistema da Locaweb pode apresentar upside (potencial de alta) considerável no longo prazo, avaliam os analistas.

“Venda cruzada ainda está rodando a níveis baixos e é uma das principais oportunidades para ser explorada nos próximos anos”, afirmam.

O cenário mais otimista do Santander para Locaweb assume que a empresa é capaz de acelerar de maneira significativa os produtos de venda cruzada, como crédito e logística, o que levaria a uma expansão do take-rate.

“No nosso cenário mais otimista, estimamos um preço de R$ 10/ação, implicando um upside de aproximadamente 75% para os preços atuais”, dizem Cheng e Davanco.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar