BusinessTimes

Ação da Azul decola 11% após rumores sobre compra da Latam ou Gol

26 maio 2021, 17:39 - atualizado em 26 maio 2021, 17:39
Ibovespa, azul
Segundo o Itaú BBA, em relatório enviado a clientes, uma provável união não enfrentaria grandes problemas no Cade (Imagem: REUTERS/Rahel Patrasso)

As ações da Azul (AZUL4) decolaram 11% nesta quarta-feira (26) após notícias que sugerem uma possível aquisição das operações da Latam ou da Gol (GOLL4), que subiu 7%.

Segundo a Reuters, a companhia aérea abordou a chilena Latam com o objetivo de comprar sua operação brasileira.

Uma porta-voz da Latam disse que a companhia aérea não recebeu nenhuma oferta da Azul, que as negociações não estavam em andamento e que a Latam não tinha intenção de vender nenhuma de suas partes.

Segundo o Itaú BBA, em relatório enviado a clientes, uma provável união não enfrentaria grandes problemas no Cade (Conselho de Administração e Defesa Econômica).

Isso porque a partir do primeiro trimestre, a sobreposição de voos entre Azul e Latam foi de apenas 6%, enquanto no caso da Azul e Gol (GOLL4) a sobreposição foi de 17%.

“Esperamos que o Cade considere principalmente a sobreposição de rotas (o principal critério usado em análises pela agência) em vez das participações de mercado totais das empresas, o que nos leva a crer que qualquer uma das duas fusões podem obter luz verde”, afirma.