Academia ClassPass mira avanço no Brasil após aporte de US$ 285 milhões
A rede norte-americana de fitness e bem-estar ClassPass anunciou nesta quarta-feira que recebeu uma rodada de investimento de 285 milhões de dólares liderada pelos fundos L Catterton e Apax Digital, com participação do investidor Temasek.
A empresa afirma que nos últimos 18 meses passou de quatro para 28 países, incluindo o Brasil, onde chegou em dezembro e compete com outra gigante do setor, a brasileira Gympass.
“Nosso objetivo é que ainda neste ano o Brasil seja nosso terceiro maior mercado global, só atrás de Estados Unidos e Grã-Bretanha”, disse à Reuters Dhaval Chadha, chefe de expansão da ClassPass para América Latina.
Diferente da Gympass, que faz acordos com empresas para que elas ofereçam o serviço como benefício a empregados, a ClassPass tem como foco a captação direta de usuários finais.
O aporte ocorreu em meio a um aumento no interesse de investidores sobre o setor no Brasil. Em novembro, o fundo de pensão canadense CPPIB anunciou investimento de 1 bilhão de reais para ter cerca de 12% de participação na rede de academias de ginástica Smartfit.
Em comunicado, o presidente-executivo da ClassPass, Fritz Lanman, afirmou que o investimento permitirá expandir mais rapidamente nos mercados onde a empresa já está e entrar em novas geografias. Fundada em 2013, a ClassPass tem mais de 30 mil estúdios de ginástica e de serviços como yoga, ciclismo, pilates e boxe.
No Brasil, além desses serviços, a companhia vai credenciar serviços de beleza, como manicure, além de massagem. No país, empresa estreou em São Paulo e Rio de Janeiro, mas planeja expandir rapidamente a rede de clínicas e academias para outras regiões, além de iniciar operações para México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru.
Embora uma avaliação precisa do valor do negócio não tenha sido fornecida, a ClassPass afirma que a transação a tornou num unicórnio, jargão do mercado usado para classificar startups com avaliação de mercado superior a 1 bilhão de dólares.