Dólar e Ibovespa futuro operam sem forças nesta segunda (10)
O dólar abriu o esta segunda-feira (10) em queda de 0,20%, a R$ 5,1891. No último pregão, de sexta-feira (7), a moeda era vendida a R$ 5,1996.
Ainda nesta manhã, às 9h05, o Ibovespa futuro operava em baixa de 0,30%, cotado aos 116.844 pontos. Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no vermelho, desvalorizando 0,11%, a 117.200 pontos.
Mercados hoje
Ibovespa hoje: Aqui e lá fora volatilidade e quebra de expectativas são única certeza
O Ibovespa começa a semana tendo como pano de fundo o cenário internacional e as eleições. Enquanto lá fora os números do payroll deram ímpeto à postura agressiva do Federal Reserve, aqui os investidores alimentam expectativas de virada na disputa presidencial, com Jair Bolsonaro (PL) passando à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Tal aposta ganhou força após a divulgação da pesquisa Datafolha, na qual o petista aparece com 49% das intenções de voto contra 44% do atual presidente. Hoje, sai a primeira pesquisa do Ipec (ex-Ibope) desde o início do segundo turno.
Nos próximos dias também estão previstos outros levantamentos. A ver, então, se os números confirmam um eventual favoritismo de Bolsonaro. Enquanto isso, lá fora, havia uma expectativa de que uma desaceleração do mercado de trabalho nos Estados Unidos poderia forçar o Fed a reduzir o ritmo de alta dos juros.
Portanto, tanto aqui quanto lá, as narrativas que moviam o mercado financeiro estão caindo por terra. Como resultado, os ativos de risco passam por ajustes. Porém, muitas vezes, tanto as ações globais quanto as moedas caem em bloco, contaminadas pela aversão ao risco. Em outras, sobem juntas no mesmo rali.
Apesar da sintonia no comportamento, nenhum desses ativos está mentindo. O que há é uma forte volatilidade dos mercados globais, em meio às incertezas em relação ao cenário à frente.
*Com Olivia Bulla
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.