Mercados

Dólar sobe e Ibovespa futuro abre no vermelho à espera de Powell

06 fev 2023, 9:15 - atualizado em 06 fev 2023, 9:15
Dólar, Ações, Ibovespa, Mercados, B3
Ibovespa futuro cai e dólar sobe na abertura desta segunda-feira (6) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa futuro abriu em queda de 0,63% nesta segunda-feira (6), cotado aos 108.216 pontos. No último pregão, o índice fechou em queda de 1,39%, aos 108.860 pontos.

Hoje, os investidores seguem atentos aos pronunciamentos do presidente Lula sobre metas de inflação, autonomia do Banco Central e nível elevado da taxa Selic. O mercado também segue atento à política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Ainda nesta manhã, o dólar operava em alta de 0,40%, cotado a R$ 5,1713. Na última sexta-feira, a divisa era vendida a R$ 5,1524.

No último pregão, a moeda disparou quase 2% frente ao real, depois que um relatório de emprego dos EUA surpreendeu negativamente os investidores globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados hoje

O Ibovespa (IBOV) inicia a primeira semana cheia de fevereiro sem tempo para recompor o fôlego, após encerrar a última sexta-feira (3) em queda pela terceira vez seguida. Os investidores até gostariam, mas não vão conseguir fazer uma pausa nos negócios nesta segunda-feira (6), diante da agenda carregada que vem por aí.

Os eventos envolvendo os bancos centrais dos Estados Unidos (Fed) e do Brasil (Copom) seguem em destaque. Amanhã, Jerome Powell volta à cena, dias depois de moderar a dose de aperto na taxa de juros e de dados robustos sobre o mercado de trabalho. Enquanto o ritmo mais suave alimentou apostas de cortes ainda neste ano, o payroll jogou um balde de água fria nessa expectativa.

Já o Comitê de Política Monetária publica também nesta terça-feira (7) a ata da primeira reunião deste ano, quando elevou o tom no comunicado, sinalizando um período de Selic estável por tempo ainda mais prolongado. Esse recado também fez subir de nível as desavenças entre o presidente Lula e o BC.

*Com Olívia Bulla e Reuters

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!