Mercados

Ibovespa (IBOV) manterá fôlego em dia sem Wall Street? Índice futuro abre em queda, enquanto dólar cai

04 jul 2023, 9:12 - atualizado em 04 jul 2023, 9:12
Ibovespa, dividendos copom
Ibovespa terá dia sem Wall Street, devido ao feriado nos Estados Unidos (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

Ibovespa futuro abriu o pregão desta terça-feira (04) em queda de 0,14%, aos 121.460 pontos. Em linha, o dólar recua nesta manhã. Por volta das 9h02, a moeda norte-americana caía 0,26%, cotada a R$ 4,7953.

Devido ao feriado da Independência nos Estados Unidoso mercado local estará fechado o dia todo. Dessa forma, analistas da XP e Guide pontuam que, por aqui, o dia deve ser liquidez reduzida.

Na véspera, o Ibovespa (IBOV) conseguiu iniciar a semana com fôlego renovado e encerrou o pregão em alta de 1,34%, a 119.672,78 pontos.

No cenário nacional, entre os indicadores econômicos o destaque vai para a produção industrial de maio e os emplacamentos de junho.

Já no lado político, a reforma tributária está dando o que falar dentro e fora de Brasília. O Governo Federal tem tido dificuldade de convencer os Estados, que afirmam que vão perder autonomia do que é arrecadado, e alguns setores econômicos, que estão preocupados com um aumento dos impostos.

As Bolsas globais amanhecem sem uma direção única devido ao feriado. Neste contexto, os índices futuros americanos apresentam uma queda leve nesta manhã, com o S&P 500 e o Nasdaq recuando 0,1%.

A XP pontua que os investidores seguem aguardando a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve amanhã (5), na qual esperam detalhes sobre a percepção do colegiado em relação aos núcleos de inflação.

Na Europa, as principais bolsas operam sem uma direção clara, também com liquidez reduzida devido ao feriado americano.