Mercados

De olho na Selic: Ibovespa futuro abre pessimista enquanto dólar recupera forças

21 jun 2023, 9:11 - atualizado em 21 jun 2023, 15:28
Ibovespa Dólar Selic
Ibovespa futuro recua na abertura de hoje no aguardo da Selic (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro abriu o pregão desta terça-feira (20) em leve queda de 0,02%, cotado aos 121.960 pontos. Após testar alta, o índice virou ampliou a baixa, indo para os 121.786 pontos.

O dólar, por sua vez, também começou a sessão de hoje em baixa de 0,03%, valendo R$ 4,7887. A moeda norte-americana, no entanto, inverteu a direção e sobe para R$ 4,8079. Ainda assim, a divisa segue mostrando pressão vendedora, diz a Terra Investimentos.

A decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) sobre a taxa básica de juros brasileira é destaque hoje (21).

O mercado espera que o Copom mantenha a taxa Selic em 13,75% pela sétima reunião. Entretanto, o comunicado pós-decisão deve ser ajustado para incorporar a melhora nas perspectivas de inflação, diz a XP.

  • Hoje é dia de Copom e pode ser a última vez da Selic em 13,75%. A expectativa para agosto, próxima reunião, é de corte. Qual é o cenário para os FIIs? Assista ao Giro do Mercado de hoje (21) e veja a resposta do analista da Empiricus Research Caio Araújo. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h

Também segue no radar a votação do relatório do arcabouço fiscal. O projeto, que teve algumas alterações em relação ao texto aprovado na Câmara, deve ser levado à apreciação no plenário do Senado ainda nesta quarta.

Lá fora, os mercados devem acompanhar pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no Congresso dos Estados Unidos. O mercado espera uma postura cautelosa, pois apesar da pausa no atual ciclo de aperto monetário, os membros já expressam uma visão de que mais altas serão necessárias para combater a inflação.

Em Nova York, às 08h15, os futuros de Dow Jones, S&P 500 Nasdaq recuavam 0,09%, 0,10% e 0,17%, respectivamente.