Mercados

Ibovespa: Índice futuro sobe com otimismo do BC e Fed; dólar se afasta dos R$ 4,90

12 jun 2023, 9:07 - atualizado em 12 jun 2023, 9:47
Ibovespa Dólar
Ibovespa futuro sobe e dólar recua na abertura do dia (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro abriu a sessão desta segunda-feira (12) em alta de 0,27%, cotado aos 117.490 pontos. O dólar, por sua vez, oscilava entre perdas e ganhos na abertura, recuando 0,04%, a R$ 4,8771.

O viés para os preços dos ativos globais nesta manhã é mais positivo. A aposta majoritária de que o Federal Reserve irá fazer uma pausa no ciclo de aumento de juros nesta semana é o principal motivo.

Além disso, no Brasil, o Banco Central continua confiante com a queda da inflação. As projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Relatório Focus desta semana passaram de 5,69% para 5,42%.

Em Nova York, às 08h39, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiam 0,12%, 0,28%, 0,49%, respectivamente.

    • CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estaremos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda da semana

Os destaques da semana, além da reunião do FOMC, são as do BCE e do BoJ. O BC europeu deve seguir com mais um aumento dos juros, enquanto o banco japonês deve realizar uma manutenção postura mais flexível.

Para além das decisões de juros, os Estados Unidos rebe o CPI, que sai na terça-feira (13). A expectativa é de alta de 0,2% na margem. Os números batem com o que aponta a projeção do Fed Cleveland. No dia após a reunião do FOMC, quinta-feira (15), será a vez das vendas do varejo e produção industrial.

Já no Brasil, o mercado espera os indicadores de atividade setoriais do IBGE e o índice de atividade econômica do BC (IBC-Br) na sexta-feira (16).

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.