O que esperar do Ibovespa (IBOV) após ata do Copom e prévia da inflação? Índice futuro sobe enquanto dólar cai
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta terça-feira (27) em alta de 0,79%, cotado aos 120.905 pontos. Já o dólar abriu em queda de 0,02%, cotado a R$ 4,769.
Nesta terça-feira (27), foi divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Econômica (Copom), com mudança de tom do Banco Central, após comunicado duro no texto divulgado na semana passada.
Dessa forma, a autoridade monetária já dá esperanças de um corte da Selic a partir de agosto. Conforme a ata, caso a inflação continue em um movimento de queda, abrirá espaço para uma queda na taxa básica de juros.
Além disso, hoje também saiu a prévia da inflação de junho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,04% em junho, após alta de 0,51% em maio.
O resultado ficou um pouco acima da mediana das projeções de mercado, que estimavam alta de 0,03%.
Neste cenário, analistas da Ajax esperam uma abertura mais positiva para o Ibovespa.
- Um grande evento mexe com distribuidoras de energia: Hora de investir no setor? Esta ação recomendada pela Empiricus Research pode ser uma boa oportunidade para aumentar seus ganhos, veja qual é aqui. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h!
Mercados globais
Os mercados globais amanheceram em alta. Na agenda internacional, o destaque fica com a divulgação do índice de confiança do consumidor de junho nos Estados Unidos.
Na Europa, membros importantes de bancos centrais ao redor do mundo falam no fórum anual do BCE, que irá terminar na quarta-feira (28). Segundo a XP Investimentos, até o momento, os palestrantes reforçaram sua visão sobre a persistência da inflação alta e a necessidade de juros apertados por mais tempo.
Em Nova York, às 09h01, os futuros de Dow Jones tinha queda de -0,15%, enquanto S&P 500 e Nasdaq avançavam 0,06% e 0,31%, respectivamente.